DEPUTADO CELINHO SINTROCEL (PCDOB), Autor do requerimento que deu origem à homenagem, presidente "ad hoc".
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/08/2023
Página 4, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 384 de 2023
16ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 17/8/2023
Palavras do presidente (deputado Celinho Sintrocel )
O presidente - Eu quero, neste momento também, justificar a ausência do nosso presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite. Ele me pediu que justificasse sua ausência em razão de compromissos fora da capital do Estado, o que impediu que ele pudesse estar nesta homenagem tão importante que o nosso mandato e a Assembleia fazem à Cenibra.
Da mesma forma, justifico a ausência de outros deputados estaduais da região do Leste e também do Vale do Rio Doce, em função de uma agenda que nós tivemos hoje, no Vale do Aço, junto com o governador do Estado, com a inauguração e a entrega de uma rodovia pavimentada de 57km. Isso, em função dos compromissos que já estavam sendo feitos, impediu que eles pudessem estar presentes, mas o presidente me pediu que eu fizesse aqui o pronunciamento em nome da Assembleia.
(– Lê:) “Hoje celebramos, com a admiração e o reconhecimento do Parlamento mineiro, o aniversário de 50 anos da companhia Celulose Nipo-Brasileira S.A. – Cenibra. Essa é uma das empresas mais importantes em Minas Gerais não apenas por sua longevidade, mas também pela amplitude de sua presença em nosso estado e por sua contribuição para o desenvolvimento econômico, com a responsabilidade socioambiental e práticas de governança internacionalmente certificadas.
Também merecem destaque a sua alta capacidade de produção, o rigor técnico de seu processo produtivo e a excelência do seu produto final. Tanto é assim que a Cenibra, além de prover a demanda nacional, também exporta celulose para os principais mercados consumidores na Ásia, na Europa e na América do Norte. E por falar na dimensão internacional, um aspecto que distingue a Cenibra desde a sua origem é a presença da proverbial sabedoria e da inigualável capacidade de realização do povo do Sol Nascente. Estes são os valores que a Cenibra, de modo muito acertado, faz questão de cultivar, uma vez que, além de ser majoritariamente constituída por capital japonês, a empresa mantém, em seus quadros, diversos profissionais ligados por suas raízes à cultura nipônica. Aliando tradição e modernidade, integrando visão e ação, a empresa está pronta para enfrentar os desafios do momento presente e para crescer e perdurar pelos tempos futuros.
Além disso, está presente em quase 60 cidades mineiras e contribui expressivamente para o desenvolvimento integrado desses municípios, por meio das atividades do Instituto Cenibra, fundado em 2002. A Assembleia de Minas, que tem entre suas pautas prioritárias o desenvolvimento econômico e o cuidado com o meio ambiente, está sempre de portas abertas para dialogar com os agentes econômicos, que, em sintonia com esses valores, empreendem no Estado e contribuem para melhorar a qualidade de vida da nossa gente.
Por todos esses motivos e reiterando os nossos cumprimentos por este meio século de existência da Cenibra, saudamos calorosamente a direção da companhia e todos os seus colaboradores, desejando-lhes saúde, felicidade e prosperidade, hoje e sempre. Muito obrigado.”