Pronunciamentos

DEPUTADO CELINHO SINTROCEL (PCDOB), Autor do requerimento que deu origem à homenagem, presidente "ad hoc".

Discurso

Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite, na homenagem pelo transcurso do 50º aniversário de fundação da empresa Celulose Nipo-Brasileira S.A. - Cenibra.
Reunião 16ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/08/2023
Página 4, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 384 de 2023

16ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 17/8/2023

Palavras do presidente (deputado Celinho Sintrocel )

O presidente - Eu quero, neste momento também, justificar a ausência do nosso presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite. Ele me pediu que justificasse sua ausência em razão de compromissos fora da capital do Estado, o que impediu que ele pudesse estar nesta homenagem tão importante que o nosso mandato e a Assembleia fazem à Cenibra.

Da mesma forma, justifico a ausência de outros deputados estaduais da região do Leste e também do Vale do Rio Doce, em função de uma agenda que nós tivemos hoje, no Vale do Aço, junto com o governador do Estado, com a inauguração e a entrega de uma rodovia pavimentada de 57km. Isso, em função dos compromissos que já estavam sendo feitos, impediu que eles pudessem estar presentes, mas o presidente me pediu que eu fizesse aqui o pronunciamento em nome da Assembleia.

(– Lê:) “Hoje celebramos, com a admiração e o reconhecimento do Parlamento mineiro, o aniversário de 50 anos da companhia Celulose Nipo-Brasileira S.A. – Cenibra. Essa é uma das empresas mais importantes em Minas Gerais não apenas por sua longevidade, mas também pela amplitude de sua presença em nosso estado e por sua contribuição para o desenvolvimento econômico, com a responsabilidade socioambiental e práticas de governança internacionalmente certificadas.

Também merecem destaque a sua alta capacidade de produção, o rigor técnico de seu processo produtivo e a excelência do seu produto final. Tanto é assim que a Cenibra, além de prover a demanda nacional, também exporta celulose para os principais mercados consumidores na Ásia, na Europa e na América do Norte. E por falar na dimensão internacional, um aspecto que distingue a Cenibra desde a sua origem é a presença da proverbial sabedoria e da inigualável capacidade de realização do povo do Sol Nascente. Estes são os valores que a Cenibra, de modo muito acertado, faz questão de cultivar, uma vez que, além de ser majoritariamente constituída por capital japonês, a empresa mantém, em seus quadros, diversos profissionais ligados por suas raízes à cultura nipônica. Aliando tradição e modernidade, integrando visão e ação, a empresa está pronta para enfrentar os desafios do momento presente e para crescer e perdurar pelos tempos futuros.

Além disso, está presente em quase 60 cidades mineiras e contribui expressivamente para o desenvolvimento integrado desses municípios, por meio das atividades do Instituto Cenibra, fundado em 2002. A Assembleia de Minas, que tem entre suas pautas prioritárias o desenvolvimento econômico e o cuidado com o meio ambiente, está sempre de portas abertas para dialogar com os agentes econômicos, que, em sintonia com esses valores, empreendem no Estado e contribuem para melhorar a qualidade de vida da nossa gente.

Por todos esses motivos e reiterando os nossos cumprimentos por este meio século de existência da Cenibra, saudamos calorosamente a direção da companhia e todos os seus colaboradores, desejando-lhes saúde, felicidade e prosperidade, hoje e sempre. Muito obrigado.”