Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Tema: Ações do Estado de Minas Gerais para a mitigação das mudanças climáticas
Objetivo geral
Acompanhar as ações executadas pelo Estado para a mitigação das mudanças climáticas.
- Acompanhar o desmatamento total no Estado de Minas Gerais;
- Acompanhar a área impactada por Autorização de Intervenção Ambiental – AIA;
- Acompanhar a área destinada a restauração/recuperação ou área com restauração/recuperação iniciada, tendo como base a execução da Ação 4276 – Recuperação Ambiental –, no âmbito do Programa 104 – Proteção das Áreas Ambientalmente Conserváveis, a Fauna e a Biodiversidade Florestal, do PPAG 2020-2023 para o exercício 2022, executado pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF.
- Acompanhar a elaboração do Plano de Ação Climática, que está sendo coordenada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente – Feam.
Eventos
Reunião Extraordinária de 27/10/2022, às 10:00 - Cancelada
Finalidade: Debater a eficácia das ações de fiscalização do Estado no índice de desmatamento ilegal, seus avanços e desafios, no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022.
Saiba maisReunião Extraordinária de 25/10/2022, às 14:00 - Realizada
Finalidade: Debater a adoção do Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática como política de Estado e referencial para acompanhamento do enfrentamento das mudanças climáticas no território mineiro e, ainda, debater a elaboração do Plano de Ação Climática do Estado, no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022.
Saiba maisReunião Extraordinária de 25/10/2022, às 14:00 - Realizada
Finalidade: Debater a adoção do Índice Mineiro de Vulnerabilidade Climática como política de Estado e referencial para acompanhamento do enfrentamento das mudanças climáticas no território mineiro e, ainda, debater a elaboração do Plano de Ação Climática do Estado, no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022.
Saiba maisReunião Extraordinária de 26/08/2022, às 09:30 - Realizada
Finalidade: Debater o papel da sociedade civil na construção das políticas públicas de enfrentamento à crise climática.
Saiba maisReunião Extraordinária de 23/06/2022, às 10:00 - Realizada
Finalidade: Debater a emissão de carbono a partir dos índices de desmatamento totais registrados no Estado e seu impacto na emissão total, ressaltando-se que essa iniciativa integra as atividades de monitoramento intensivo por esta comissão da temática "Ações do Estado de Minas Gerais para a mitigação das mudanças climáticas" no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, conforme previsto no plano de trabalho elaborado para esse fim.
Saiba maisRequerimentos
Requerimento de Informação 10775/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado ao presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente pedido de informações sobre o "status" de elaboração do Plano de Ação Climática do Estado, com o repasse desses dados e informações mensalmente à comissão, ressaltando-se que essa iniciativa integra as atividades de monitoramento intensivo pela comissão da temática "Ações do Estado de Minas Gerais para a mitigação das mudanças climáticas", no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, conforme previsto no plano de trabalho elaborado para esse fim.
Ofício 971/2022, expedido em 11/05/2022
Órgão: Fundação Estadual de Meio Ambiente
Recebido em: 08/09/2022
Em sua resposta, a Feam informa que o Plano Estadual de Ação Climática (2022-2050) está em elaboração e atualizará as metas, as diretrizes e as ações já definidas no Plano de Energia e Mudanças Climáticas, elaborado em 2015. Para tanto, o inventário de emissões e remoções de gases de efeito estufa e o diagnóstico para ação climática irão subsidiar a definição de um panorama da situação atual do Estado, no âmbito da emergência climática. A Fundação esclareceu também, que para definir os eixos estratégicos do Plano em elaboração, está sendo concluído, com o apoio de instituições de pesquisa brasileiras (COPPE/UFRJ, UFMG e USP), o "Plano de Descarbonização para o Estado de Minas Gerais", que indicará um conjunto de ações para que o Estado atinja a neutralidade climática de suas atividades econômicas em 2050, a um custo mínimo possível. Segundo o cronograma apresentado na resposta da Feam, até 30/9/22 será estabelecida a priorização das ações e a definição das metas do Plano Estadual de Mudanças Climáticas, que deverá, finalmente, ser concluído em 30/11/2022
Requerimento de Informação 10774/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado à diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas pedido de informações sobre a área destinada a restauração ou recuperação ou área com restauração ou recuperação iniciada, tendo como base a execução da Ação 4276 - Recuperação Ambiental -, no âmbito do Programa 104 - Proteção das Áreas Ambientalmente Conserváveis, a Fauna e a Biodiversidade Florestal, do PPAG 2020-2023, para o exercício 2022, com o repasse desses dados e informações bimestralmente à comissão, ressaltando-se que essa iniciativa integra as atividades de monitoramento intensivo pela comissão da temática "Ações do Estado de Minas Gerais para a mitigação das mudanças climáticas", no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, conforme previsto no plano de trabalho elaborado para esse fim.
Ofício 972/2022, expedido em 11/05/2022
Órgão: Instituto Estadual de Florestas
Recebido em: 07/06/2022
A diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas - IEF - encaminhou as informações solicitadas. A meta da Ação 4276 - Recuperação Ambiental, de responsabilidade do IEF, é de conservar, ampliar e consolidar as áreas de vegetação nativa e recuperar as áreas degradadas ou alteradas, tendo a autarquia informado que de janeiro a abril de 2022 foram conservadas/recuperadas 15.407,78 hectares, quando a meta para o ano inteiro era de 12.360 ha. O IEF informa, ainda, que a meta está alinhada com o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado - PMDI - onde são computadas: - as áreas de reserva legal; - as compensações aprovadas nos processos de licenciamento/intervenção ambiental; - as áreas aprovadas em processos do Programa de Regularização Ambiental – PRA; e - as áreas fomentadas pelo IEF. Por fim, o IEF informa que os dados são apurados bimestralmente e que serão encaminhados nessa frequência à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, conforme solicitado.
Requerimento de Informação 10773/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado à diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas pedido de informações sobre a área impactada por Autorização de Intervenção Ambiental - AIA - no Estado; e que esses dados e informações sejam repassados mensalmente à comissão, ressaltando-se que essa iniciativa integra as atividades de monitoramento intensivo por esta comissão da temática "Ações do Estado de Minas Gerais para a mitigação das mudanças climáticas" no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, conforme previsto no plano de trabalho elaborado para esse fim.
Ofício 972/2022, expedido em 11/05/2022
Órgão: Instituto Estadual de Florestas
Recebido em: 07/06/2022
O Instituto Estadual de Florestas encaminhou os dados de área autorizada para intervenção ambiental dos meses de janeiro a abril de 2022 que abrangem as modalidades de intervenção em que se autoriza a supressão da cobertura vegetal. Além disso, informa que os dados referentes aos meses subsequentes serão enviados mensalmente para a Comissão. Ressalte-se que, até o momento (09/08/2022), o sistema não acusa o recebimento de novas informações dos meses de maio a julho de 2022. Há que se considerar a possibilidade de que futuros ofícios não sejam encamihados com referência ao número deste requerimento.
Requerimento de Informação 10772/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado à secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pedido de informações sobre os índices de desmatamento totais registrados no Estado, obtidos por meio de imagens de satélite pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF - e, posteriormente, fiscalizados por essa secretaria em parceria com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais - PMMG -, com o repasse desses dados e informações bimestralmente à comissão, ressaltando-se que essa iniciativa integra as atividades de monitoramento intensivo pela comissão da temática "Ações do Estado de Minas Gerais para a mitigação das mudanças climáticas", no âmbito do Assembleia Fiscaliza Mais, edição 2022, conforme previsto no plano de trabalho elaborado para esse fim.
Ofício 970/2022, expedido em 11/05/2022
Órgão: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Recebido em: 14/06/2022
Por meio de ofício datado de 9/6/2022, a Semad encaminha relatório no qual: descreve a metodologia adotada pelo Instituto Estadual de Florestas para realizar o monitoramento contínuo da cobertura vegetal do Estado; apresenta os dados de área desmatada relativos aos dois primeiros bimestres de 2022; e descreve o fluxo do processo de detecção de áreas com possível desmatamento irregular, que culmina na realização de ações de fiscalização in loco. Além disso, disponibiliza endereço eletrônico da plataforma virtual na qual os dados de monitoramento estão publicados e serão periodicamente atualizados, de forma a viabilizar o acompanhamento da política pública por parte da comissão.
Encaminhamentos do Relatório Final
Requerimento de Providência 12420/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad - pedido de providências para que continue atuando para reduzir os prazos das fiscalizações promovidas a partir de alertas de desmatamento e também do atendimento de denúncias, bem como busque garantir mais celeridade à cobrança dos autos de infração relacionados aos desmatamentos ilegais.
Ofício 2132/2022, expedido em 21/12/2022
Órgão: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Recebido em: 19/01/2023
Por meio de ofício datado de 11/1/23, a Semad encaminha manifestações de sua Subsecretaria de Fiscalização Ambiental (Sufis) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Em seu memorando, datado de 23/12/22, a Sufis informa que tem intensificado as ações de fiscalização do desmatamento ilegal no Estado, com destaque para o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal, em execução desde novembro de 2021. Enumera resultados das Fases 1 e 2 do plano e apresenta as metas de sua Fase 3, a ser iniciada no primeiro trimestre de 2023, com duração prevista para todo o ano. Além disso, descreve a concepção e a operacionalidade do Plano Anual de Fiscalização Ambiental (PAF) e reafirma seu compromisso com a busca da qualidade ambiental e com a prevenção dos principais problemas ambientais enfrentados pelo Estado. Já o memorando do IEF, datado de 6/1/23, esclarece sobre as competências da Semad e do Instituto com relação às providências solicitadas, e informa, no que toca à tramitação dos autos de infração sob sua responsabilidade, que já vem conferindo-lhes a devida prioridade, dentro de sua capacidade de processamento e decisão. Nesse sentido, afirma acreditar que aprimoramentos tecnológicos dos sistemas informacionais dos autos de infração da Semad possam contribuir para acelerar o andamento dos autos de competência do IEF.
Requerimento de Providência 12419/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad - pedido de providências para intensificar as ações de fiscalização relativas aos desmatamentos ilegais, em especial na região do Jequitinhonha e no Norte e Nordeste de Minas, uma vez que nos municípios localizados nessas regiões foram observados os maiores índices de desmatamentos, bem como para que seja dada continuidade ao Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal.
Ofício 2132/2022, expedido em 21/12/2022
Órgão: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Recebido em: 19/01/2023
Por meio de ofício datado de 11/1/23, a Semad encaminha manifestações de sua Subsecretaria de Fiscalização Ambiental (Sufis) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Em seu memorando, datado de 23/12/22, a Sufis informa que tem intensificado as ações de fiscalização do desmatamento ilegal no Estado, com destaque para o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal, em execução desde novembro de 2021. Enumera resultados das Fases 1 e 2 do plano e enfatiza que sua Fase 3, planejada para 2023, tem entre suas metas o estabelecimento de parcerias com entidades públicas e não governamentais nos municípios com maiores índices de desmatamento e infrações ambientais (com prioridade para o Jequitinhonha, Norte e Nordeste de Minas) para o desenvolvimento conjunto de ações de fiscalização e campanhas educativas. Além disso, descreve a concepção e a operacionalização do Plano Anual de Fiscalização Ambiental (PAF) e reafirma seu compromisso com o combate ao desmatamento ilegal no Estado. Já o memorando do IEF, datado de 6/1/23, esclarece que as ações de fiscalização realizadas pelo instituto são sobretudo as vistorias executadas no âmbito dos processos autorizativos de sua competência, e que as ações ostensivas e programadas de fiscalização ambiental no Estado são planejadas e realizadas sob coordenação da Semad, por meio da Sufis. Nessas ações, o IEF auxilia na execução dos trabalhos quando demandado, conforme a temática da ação. Por fim, o memorando ressalta a participação do IEF nas Fases 1 e 2 do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal, com destaque para o monitoramento remoto da cobertura vegetal do Estado realizado de forma contínua por sua Diretoria de Controle, Monitoramento e Geotecnologia.
Requerimento de Providência 13655/2022 - Respondido
Assunto: Requer seja encaminhado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad - o Relatório Final do Fiscaliza Mais, elaborado pela comissão.
Ofício 2010/2022, expedido em 13/12/2022
Órgão: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Recebido em: 14/02/2023
Em resposta, foram anexadas respostas de alguns setores da Semad. Em resumo, sobre a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) informaram que foi realizada alteração do Termo de Referência para apresentação do Estado de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA Geral, visando incluir ações de mitigação das emissões de GEE; avaliar os impactos ambientais no microclima e macroclima, quantificar os GEE emitidos pelos empreendimentos; identificar as vulnerabilidades dos sistemas ambiental, social e econômico às mudanças climáticas, bem como as medidas de adaptação adequadas. Sobre o acompanhamento das áreas destinadas a restauração/recuperação objeto da Ação 4276 do PPAG 2020-2023, foram apresentados dados atualizados do quinto e do sexto bimestre de 2022. Informaram que a elaboração do Plano Estadual de Ação Climática de Minas Gerais - Plac-MG - foi concluída em versão preliminar e explicaram sobre o Plano e suas ações e subações. Também convidaram a Comissão a colaborar e conhecer o Plac-MG. Por fim, sobre a intensificação da fiscalização dos desmatamentos ilegais nas regiões do Jequitinhonha, Norte e Noroeste de Minas, esclareceram que o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento foi inserido no Plano Anual de Fiscalização - PAF 2023, mantendo-se o compromisso de intensificação das fiscalizações, prazos reduzidos para o atendimento de denúncias, monitoramento contínuo e processamento de autos de infração. Detalharam as novas metas.