Comissão já esteve na delegacia de Contagem em 2019 - Arquivo ALMG

Comissão visita Delegacia de Mulheres em Contagem

Objetivo é conhecer políticas para enfrentamento e prevenção à violência doméstica e familiar.

06/10/2021 - 10:58

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita na próxima quinta-feira (7/10/21), às 14 horas, a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte).

O requerimento para a realização da visita é da presidente da comissão, deputada Ana Paula Siqueira (Rede). O objetivo é conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido atualmente pela delegacia no enfrentamento e na prevenção à violência doméstica e familiar, bem como na promoção da dignidade e do protagonismo da mulher.

Consulte a pauta da visita.

"Esse acompanhamento nos permite verificar a atual estrutura, física e de pessoal, inclusive para cobrar mais investimentos do Estado quando necessário. Além disso, nos permite ver o trabalho local que vem sendo realizado pelas delegacias e que pode ser replicado em outros lugares”, afirma a parlamentar.

Ainda de acordo com a deputada, o que a comissão já tem de forma clara, a partir da escuta da sociedade civil e das audiências públicas realizadas na Casa, é a urgência da interiorização das políticas públicas no que diz respeito à garantia dos direitos das mulheres em Minas Gerais.

“O Estado precisa ampliar o número de municípios com delegacias especializadas em atendimento às mulheres (Deams) e unidades de atendimento e acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica, em toda Minas Gerais”, explica.

Foram convidadas a acompanhar a visita a subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Lorena Luiza Lemosa; a subsecretária de Prevenção e Segurança da Secretaria Municipal de Defesa Social, Daniela Tiffany Carvalho; e a delegada de Polícia da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) de Contagem, Laise. 

Histórico – Essa é a segunda vez que a comissão vai à delegacia de mulheres em Contagem. A primeira vez foi em julho de 2019, para conhecer a estrutura e o funcionamento da unidade.

A comissão já esteve em outras delegacias especializadas na RMBH, como em Betim, Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, além de outros órgãos públicos, como o Núcleo Especializado de Investigação de Feminicídios, instalado no Departamento de Homicídios e Proteção à Vida (DHPP), na Capital.