Semana celebra trajetória secular da culinária mineira, com sua diversidade e simplicidade - Arquivo ALMG

Semana da Gastronomia Mineira é celebrada até sexta (9)

Data foi instituída por lei estadual e, na Assembleia, é reforçada com projeto Nossa Comida Tem História.

07/07/2021 - 13:37

Neste mês, os mineiros têm um bom motivo para mergulhar no universo gastronômico do Estado. Na última segunda-feira (5/7/21) foi celebrado o Dia da Gastronomia Mineira, instituído pela Lei 20.577, de 2012, e que é comemorado ao longo de uma semana a cada ano.

Neste ano, a semana segue até sexta (9), mas algumas cidades, como Belo Horizonte, esticam a programação para o mês todo.

Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), além da tramitação da lei, a celebração do tema foi reforçada, desde 2020, com o lançamento do projeto Nossa Comida Tem História e das ações de comemorações dos 300 anos de Minas Gerais.

Na época, as ações resgataram a gastronomia pelos seus enfoques histórico e cultural. O destaque foi a publicação do livro “Nossa Comida Tem História”, organizado pelo professor José Newton Coelho Meneses.

A obra traz receitas de Minas e suas histórias e celebra a trajetória secular da culinária mineira, com sua diversidade e simplicidade, apontando a mostra essa associação da culinária com a cultura e a história de Minas.

Programas - A TV Assembleia e a Rádio Assembleia também divulgaram edições especiais. O Panorama fez um episódio sobre os aspectos histórico e político da culinária mineira, e o podcast Politiza dedicou dois episódios sobre o tema.

A TV também reprisou o Memória & Poder com a cozinheira Dona Lucinha, que morreu em abril de 2019. O episódio foi produzido em 2016, quando ela tinha 84 anos.