Presidente participa de comemoração dos 300 anos no TJMG
Na solenidade, Agostinho Patrus reafirmou a importância da história do Estado e da harmonia entre os Poderes.
14/12/2020 - 19:12O presidente do Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), participou, nesta segunda-feira (14/12/20), da solenidade de comemoração dos 300 anos de criação da capitania de Minas Gerais, promovida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Justiça Rodrigues Campos.
A cerimônia, comandada pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, também contou com as presenças do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; da procuradora-geral adjunta, Eliana Falcão; do defensor público-geral do Estado de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares; e do vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral, desembargador Marcos Lincoln.
Para o presidente da ALMG, as homenagens feitas a Minas Gerais demonstram a grandeza do Estado. “O Tribunal de Justiça é um dos parceiros da Assembleia Legislativa na agenda comemorativa dos 300 anos de Minas. A programação foi planejada antes da pandemia de Covid-19. Fizemos adaptações necessárias ao momento e conseguimos, mesmo que de forma mais singela, reverenciar nossa história”, enfatizou Agostinho Patrus.
O desembargador Gilson Lemes lembrou que o tricentenário de Minas Gerais coincide, tristemente, com o momento de crise sanitária em razão da pandemia do coronavírus “Este é um momento crucial para o povo mineiro enaltecer e reconhecer a contribuição de Minas para a formação do País”, concluiu o presidente do TJMG.
300 anos de Minas – Em 2 de dezembro de 1720, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada pela Coroa Portuguesa, sendo criada a Capitania de Minas, que se tornou conhecida como Minas Gerais.
Neste contexto, a ALMG e as instituições parceiras (TJMG, MPMG, TCE-MG, DPMG e UFMG) desenvolveram uma programação comemorativa com o intuito de celebrar a data.
Na Assembleia, foram lançadas publicações especiais, entre elas a que destaca Aleijadinho e a que trata da gastronomia mineira. Foi realizado, ainda, um webinário sobre a arte em Minas; mostras fotográficas; e uma Reunião Especial de Plenário.