Assembleia debate situação orçamentária da Uemg e Unimontes
Estão convidados para o encontro os dois reitores, representantes estudantis e dos professores.
26/10/2020 - 17:56Um balanço da atual situação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), principalmente tendo em vista questões orçamentárias, é o tema da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, em audiência pública que acontecerá nesta quarta-feira (28/10/20).
Requerida pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), a audiência pública será realizada no Auditório José Alencar, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a partir das 9h30. Estão convidados a reitora da Uemg, Lavínia Rodrigues; o reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza; além de representantes de entidades estudantis e do magistério.
Acompanhe a reunião ao vivo e participe dos debates, enviando dúvidas e comentários.
Esta não é a primeira audiência pública realizada pela Assembleia de Minas para tratar da situação das universidades estaduais, durante a atual Legislatura. Em maio de 2019, um outro debate atraiu um numeroso público, incluindo os dois reitores, quando se discutia a intenção do Governo do Estado em cortar 20% do quadro de pessoal e 10% da verba de custeio das duas instituições de ensino.
Unimontes – A Unimontes tem sede em Montes Claros, mas engloba faculdades em mais 13 municípios, nas regiões Norte, Noroeste, Jequitinhonha e Mucuri. Ao todo, segundo estimativa do atual reitor, as ações da universidade atingem mais de 2,5 milhões de pessoas, na região mais pobre do Estado.
Uemg – Já a Uemg, criada pela Constituição Estadual de 1989, inclui 20 unidades de ensino, sendo cinco delas em Belo Horizonte e as demais em 15 municípios do interior do Estado. Entre as instituições incorporadas à Uemg, ao longo do tempo, estão a Fundação Escola Guignard, a antiga Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (hoje transformada nas Escolas de Música e de Design) e o antigo Serviço de Orientação e Seleção Profissional (atual Centro de Psicologia Aplicada).