Notícias Rss

O programa da Assembleia de Minas abrange cinco modalidades de apresentações artísticas
O programa da Assembleia de Minas abrange cinco modalidades de apresentações artísticas
Artista, saiba como participar da seleção de trabalhos e divulgar sua arte em tempos de Covid-19
15/05/2020 13h30

Publicado edital para seleção do Minas Arte em Casa

Inscrições do programa começam dia 26 de maio, com 40 vagas. Projeto oferece opção para artistas durante a pandemia.

Foi publicado no Diário do Legislativo desta sexta-feira (15/5/20) o edital que vai selecionar as apresentações artísticas para o programa Minas Arte em Casa, mais uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para valorizar a cultura e os artistas mineiros. As inscrições, gratuitas, estarão abertas entre os dias 26 de maio e 9 de junho.

Ao todo, serão selecionadas 40 propostas de apresentações inéditas de artes cênicas e de música popular e erudita, desenvolvidas em plataformas digitais. Os vencedores terão seus trabalhos veiculados pelos canais de comunicação institucional da Assembleia, incluindo a grade de programação virtual, e pelos seus respectivos perfis nas redes sociais (InstagramYouTube o outros).

Além de exibidas na grade de programação da TV Assembleia, as apresentações também poderão ser compartilhadas com outras emissoras públicas parceiras. A critério da Assembleia, e em comum acordo com os artistas, as apresentações selecionadas ainda poderão ser transmitidas em tempo real, no formato de lives.

Cultura em casa e oportunidade para os artistas mineiros

Um dos objetivos da seleção pública para o Minas Arte em Casa é ajudar a movimentar a economia criativa, oferecendo condições para expressão artística durante o período de isolamento social, provocado pela pandemia do coronavírus. “Minas é tradicionalmente berço de expressões artísticas reconhecidas nacional e internacionalmente. Nossa intenção é ampliar as condições para que os artistas mineiros tenham oportunidade de trabalho e renda neste momento tão difícil”, enfatiza o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV).

No processo de seleção, serão aceitas propostas apresentadas por pessoa física ou microempreendedor individual (MEI), maiores de 18 anos e residentes no Estado de Minas Gerais. O edital também estabelece que, para todas as modalidades, é obrigatório, durante a gravação da proposta, observar as regras de distanciamento social, impostas pela pandemia.

Modalidades - As inscrições do Minas Arte em Casa foram divididas em duas categorias, com cinco modalidades:

a) Artes cênicas (individuais ou em grupo)

I – Apresentações para público Infantil/Juvenil

II – Apresentações para público Adulto

III – Apresentações de Dança

b) Música (apresentações individuais ou em grupo, infantil ou adulto)

IV – Apresentações Musicais – Música Popular

V – Apresentações Musicais – Música Erudita

Na categoria de artes cênicas também serão aceitas leitura dramática, performance, contação de histórias, stand-up comedy, dança ou similares. O edital contém todos os detalhes sobre o formato da proposta, para cada uma das categorias.

Essenciais - Cultura e arte também são essenciais. Afinal, a alegria e emoção da música, das cenas do teatro, das danças e manifestações populares também pode ajudar a manter as pessoas conectadas e mais saudáveis, durante o isolamento social, apontado pelos cientistas como uma das formas mais eficazes para controlar a pandemia causada pelo coronavírus. Mesmo que seja por meios digitais. Se você é artista, participe da seleção do Minas Arte em Casa.

Editais em vigor - Para cumprir as medidas de isolamento social, os espaços de cultura da Assembleia Legislativa tiveram que ser fechados, e a programação artística presencial, do programa Assembleia Cultural, foi suspensa por tempo indeterminado. Mas os editais atualmente em vigor – dos projetos Segunda Musical, Zás, Ocupações Galeria de Arte, Ocupações Teatro e Mineiranças – terão sua validade prorrogada até 2021.

Os artistas não ficarão prejudicados. Todos os selecionados para os espetáculos presenciais que tiveram suas apresentações canceladas poderão se apresentar nesses espaços, tão logo as condições sanitárias o permitam.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

25/10/2021

Para deputadas, política de saneamento penaliza mais pobres

Tarifas altas, serviços ruins ou ausentes e ameaça de privatização foram criticados por parlamentares e convidadas.

25/10/2021

Projeto sobre socorro mútuo já pode voltar ao Plenário

Matéria estabelece direitos dos consumidores associados a fim de garantir maior segurança jurídica.

25/10/2021

Cancelado debate sobre criação da Polícia Penal

Audiência da Comissão de Segurança Pública da ALMG estava marcada para esta terça-feira (26).

25/10/2021

Projeto que limita ICMS sobre combustíveis avança na ALMG

Objetivo do PL 1.478/20, que já pode ser votado no Plenário em 1º turno, é reduzir preço dos combustíveis nos postos.

26/10/2021 Falta de saneamento básico afeta mais as mulheres, afirmam especialistas
00:03:05 | Download (2902kb)

26/10/2021 Procon Assembleia alerta para queixas sobre empréstimos não solicitados
00:04:43 | Download (4436kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter