Com a iniciativa, Legislativo quer ajudar a movimentar o setor cultural e criar oportunidades de trabalho e renda para os artistas - Arquivo ALMG
Entrevista com o presidente Agostinho Patrus sobre o programa Minas Arte em Casa

Assembleia lança programa Minas Arte em Casa

Poder Legislativo vai apoiar apresentações de artistas mineiros pelas redes sociais e pela TV Assembleia.

14/05/2020 - 14:39 - Atualizado em 14/05/2020 - 17:16

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) continua valorizando a cultura local e apoiando os artistas mineiros. Como espaços culturais e de lazer tiveram que ser fechados e muitos ficaram impossibilitados de exercer seu ofício, por causa a pandemia de coronavírus, o Legislativo está lançando o programa Minas Arte em Casa, que vai promover apresentações de artistas mineiros, na TV Assembleia e nas redes sociais da instituição.

O edital público para seleção de 40 apresentações artísticas será publicado no Portal da Assembleia, nesta sexta-feira (15/5/2020), e as inscrições ficarão abertas até 9 de junho de 2020.

Assim, o Legislativo ajuda também a movimentar o setor cultural e cria novas oportunidades de trabalho e renda para artistas locais, além de levar um pouco de arte e alegria à casa dos mineiros.

“O setor cultural está sendo seriamente prejudicado, diante da crise imposta pela pandemia. Ampliar as condições para que os artistas mineiros tenham a oportunidade de trabalho e renda, neste momento tão difícil, é uma preocupação dos deputados”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus, que anunciou o lançamento do programa nesta quinta-feira (14).

Assembleia Cultural - Os parlamentares entendem que cultura e arte também são essenciais e podem ajudar a manter as pessoas conectadas e mais saudáveis, durante o período de isolamento social. Para cumprir as medidas de isolamento social, os espaços de cultura da Assembleia Legislativa tiveram que ser fechados, e a programação artística presencial, do programa Assembleia Cultural, foi suspensa por tempo indeterminado.

Mas os editais atualmente em vigor – dos projetos Segunda Musical, Zás, Ocupações Galeria de Arte, Ocupações Teatro e Mineiranças – terão sua validade prorrogada até 2021. Os artistas não ficarão prejudicados. Todos os selecionados que tiveram suas apresentações canceladas poderão se apresentar nesses espaços, tão logo as condições sanitárias o permitam.