O feijão tropeiro é um dos pratos mais apreciados da culinária mineira - Arquivo ALMG

Melhor Tropeiro de Belo Horizonte será tema de audiência

Comissão de Gastronomia e Turismo homenageia organizadores e finalistas do concurso, nesta segunda-feira (9).

06/12/2019 - 15:58

A Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater, na próxima segunda-feira (9/12/19), a importância do evento "O melhor tropeiro de Belo Horizonte" para o turismo no município.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate, enviando dúvidas e comentários

Solicitada pelo presidente da comissão, deputado Professor Irineu (PSL), a reunião será às 14 horas, no Auditório do andar SE, e contará ainda com a entrega dos diplomas de votos de congratulações com os realizadores do concurso e os ganhadores de cada uma das nove regiões da cidade de Belo Horizonte. São elas: Barreiro, Centro Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Pampulha.

“Como presidente da comissão, tenho feito este trabalho de reconhecimento dos segmentos de destaque da gastronomia mineira, na perspectiva de melhorar a imagem de Minas Gerais e contribuir para o incremento do turismo no Estado”, afirmou. Professor Irineu citou entre os homenageados pela comissão o evento Comida di Buteco e os produtores de queijo da Serra da Canastra.

Sobre "O melhor tropeiro de Belo Horizonte", o parlamentar destacou que esse concurso tem adquirido grande importância, por envolver todas as regionais da Capital. E, ainda, festejar um prato que é da tradição culinária mineira e belo-horizontina.

Os nove finalistas do concurso foram escolhidos por uma comissão julgadora entre 45 estabelecimentos indicados por votação popular. Os nomes foram anunciados em novembro e, até a última quinta (5/12), ficou aberta para o público a votação para escolha do melhor tropeiro. O grande vencedor deve ser divulgado no sábado (7).

Os proprietários finalistas de cada regional, com os respectivos estabelecimentos, foram os seguintes:

  • Gabriel Soares de Carvalho - Bar do Bartolomeu (Barreiro)
  • Olimar Aparecido Coelho - Bar do Mané Doido (Centro-sul)
  • Alexandre José Borges - Bar Tinane Gourmet (Leste)
  • Eloanda Pereira Martins - Bar das Meninas (Norte)
  • Catia Candida da Silva - Garagens Bar (Noroeste)
  • Lucas Andrade Colen - Tropeiro Cheiro e Sabor (Oeste)
  • Cíntia Regina dos Santos - Bar da Cíntia (Venda Nova)
  • Arlete Terezinha da Cruz - Restaurante da Arlete (Pampulha)
  • Márcio Luciano dos Santos - Bar Corujão (Nordeste).