Comissão vai debater a integração do serviço de transporte por táxi - Arquivo ALMG

Circulação de táxis na RMBH é tema de audiência

Atualmente só quatro cidades da Região Metropolitana possuem permissão de circulação na Capital.

01/10/2019 - 12:53 - Atualizado em 01/10/2019 - 13:11

Debater a integração do serviço de transporte por táxi na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse é o objetivo de reunião da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quarta-feira (2/10/19), às 9 horas, no Auditório do andar SE da Casa.

A audiência acontece a pedido do deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade). Segundo ele, atualmente somente os táxis oriundos de Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves e Sabará têm autorização para livre circulação em Belo Horizonte, inclusive com direito a uso da faixa do Move.

“Tal permissão, igualmente assegurada aos taxistas da Capital nos referidos municípios, decorre da celebração de um convênio com a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), denominado Praças Integradas. Há anos a BHTrans se desdobra pela integração do serviço de transporte por táxi nos municípios que integram a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a exemplo do que já acontece com o transporte público intermunicipal de passageiros. Contudo, interesses locais têm dificultado avanços nos acordos”, explicou o deputado.

Ainda segundo o parlamentar, a ALMG, por diversas vezes, cedeu espaço para debates sobre a integração das praças de táxi, como os realizados em 2/4/2013 e 25/2/2014, ambos na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas.

“Não é possível pensar em mobilidade urbana sem um planejamento integrado das diversas formas de transporte. Além disso, a integração é o caminho natural para a solução de conflitos entre taxistas de praças distintas que circulam na Capital sem autorização. Não se pode esquecer também que a integração do transporte por táxi é bem-vista pelo usuário em razão da segurança, do conforto e modicidade tarifária. O momento é oportuno ao debate”, completou.

Convidados – Participa da reunião o diretor-presidente do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais, Avelino Moreira de Araújo.

Também foram convidados o Presidente da Coopertaxi, Clauber Marcos Borges; o presidente da Cooperativa Mista de Trabalho de Taxista Especial da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Cootramo MG Rádio Táxi Especial), Robesio Antônio de Oliveira e o presidente da BHTrans, Célio de Freitas Bouzada.

Transmissões ao vivo - Todas as reuniões do Plenário e das comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal da Assembleia. Para acompanhá-las, basta procurar pelo evento desejado na agenda do dia.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.