Comissão visitou a Delegacia de Contagem no último dia 1º/7 e apresentou reivindicações ao secretário - Arquivo ALMG

Comissão da Mulher se reúne com secretário de Justiça

Em pauta, a melhoria das condições da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher de Contagem.

12/07/2019 - 13:23

As dificuldades enfrentadas atualmente pela Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher de Contagem (RMBH) serão tema de reunião entre parlamentares da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mario Lucio Araujo, na próxima segunda-feira (15/7/19).

O encontro será na sede da secretaria, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, a partir das 10h30.

O convite para a reunião partiu do próprio secretário, durante uma visita da comissão, requerida pela deputada Marília Campos (PT), à Delegacia da Mulher de Contagem, no último dia 1º de julho. O secretário ouviu uma série de demandas apresentadas pelas duas delegadas da unidade e prometeu um olhar mais cuidadoso para a questão da violência de gênero naquele município.

Contagem está entre as cidades mineiras com maior índice de crimes contra a mulher, apesar de ser reconhecido pelas autoridades que ainda há muita subnotificação, casos de mulheres que sofrem a violência, mas não denunciam. Dados da Secretaria de Segurança relativos aos primeiro quadrimestre indicam que houve um aumento de 18,4% nos casos de violência doméstica em 2019 na cidade, em relação ao mesmo período de 2018.

A delegacia, que já atendeu cerca de mil mulheres este ano, carece principalmente de viaturasinvestigadores e escrivães e de condições para ampliar seu horário de funcionamento.

Outra reivindicação da delegada titular, Laíse Rodrigues, é que o governo providencie um local mais adequado para que a unidade seja transferida, tendo em vista que ela funciona em uma casa alugada no bairro da Glória, há 12 anos. Esses e outros assuntos deverão ser tratados na reunião desta segunda-feira.

Convidados - A lista de convidados para o encontro da comissão com o secretário inclui o juiz da Vara de Violência Doméstica de Contagem, Ronan de Oliveira Rocha; a defensora Pública titular do Núcleo Especializado na Defesa da Mulher em Situação de Violência, Ana Cláudia Pinheiro Pinto; e a secretária de Desenvolvimento Social de Contagem, ex-deputada Luzia Ferreira, entre outras autoridades, lideranças do movimento em difesa dos direitos da mulher e servidores da Delegacia da Mulher de Contagem.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.