Os artistas vão mostrar ao público o processo de criação no ateliê

Galeria de Arte expõe obras do coletivo Casa2 até 31 de maio

Exposição simula um ambiente de ateliê, com obras em desenho, lettering, pintura e aquarela para interagir com público.

09/05/2019 - 16:10

Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, a partir desta segunda-feira (13/5/19), a exposição "Casa2, ocupação por afeto", do coletivo de arte Casa2. A mostra pode ser visitada até o dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Com o objetivo de aumentar a experiência dos visitantes, nos dias 20 e 27 de maio, os artistas vão interagir com o público no local. A proposta é simular o ambiente do ateliê do Casa2 na Galeria, com a exposição de obras coletivas e individuais, a fim de representar o processo de criação.

Bárbara Macedo trabalha com desenho; Leoni Paganotti se comunica por meio do lettering (arte de desenhar letras combinando formas projetadas); Mariana de Almeida explora as possibilidades da pintura e Priscila Angelo das aquarelas.

O coletivo Casa2 é um ateliê compartilhado pelos quatro artistas, que têm o intuito de produzir e lecionar coletivamente, sejam trabalhos artísticos, sejam conhecimentos sobre arte, cultura, instituições artísticas, dentre outros tópicos. O local é destinado ao acolhimento do público. Dividem seu tempo e espaço entre produções em parceria ou individuais, aulas de desenho, aquarela, pintura e trocas entre artistas e com outros ateliês independentes.

Mostra tem trabalhos de quatro artistas

Umas das expositoras, Bárbara Macedo, é artista plástica, pesquisadora e professora de desenho. É graduanda da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), trabalha em Belo Horizonte e realiza exposições individuais e coletivas pelo País. É coautora do livro "Sin Perder La Ternura", sobre a produção artística latino-americana e a arte de guerrilha.

Priscila Angelo é graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Uemg e estudou design no Senai – Cecoteg. É professora de Artes para crianças entre 3 e 5 anos, quadrinista e fundadora do Coletivo ZiNas e do Casa2.

Leoni Paganotti é especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem, na PUC Minas, atua em projetos de design gráfico e lettering. Também é idealizador do coletivo Beagá Tipos, grupo que fomenta a qualificação das produções em tipografia e caligrafia.

Mariana de Almeida é artista plástica formada pela Escola Guignard da Uemg, com habilitações em Desenho e Pintura. Foi integrante do espaço Georgette Zona Muda, do Coletivo Pópôcô e é idealizadora do Casa2.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.