Mostras de fotografia abrem temporada da Galeria de Arte
Registros de comunidades prisionais e do cotidiano de Buenos Aires podem ser vistos a partir desta segunda-feira (25).
21/03/2019 - 11:24Duas mostras de fotografia podem ser vistas na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desta segunda-feira (25/3/19) até 12 de abril. Joanna Macedo apresenta “Um olhar sobre o Cárcere”, que reúne registros de comunidades prisionais. Em “Gente de Buenos Aires”, Lucas Bois fotografou pequenos acontecimentos da vida urbana. As exposições abrem a temporada 2019 dos projetos selecionados para a Galeria de Arte, que integra o programa Assembleia Cultural.
As fotografias produzidas por Joanna são resultados de conversas com encarcerados de três unidades prisionais de Minas Gerais: a Penitenciaria José Maria Alkimin, o Ceresp Gameleira e o Presídio Inspetor José Martinho Drumond.
Os registros foram feitos em preto e branco para remeter a situação sombria das comunidades prisionais. A mostra foi inspirada no mito da caverna da obra A República, de Platão, que aborda a dificuldade de adaptação da visão – usada como metáfora para a compreensão – quando se passa de um ambiente de trevas para a luz ou da luz para as trevas.
Nesse sentido, a fotógrafa compara os homens livres da sociedade a seres humanos em uma caverna, incapazes de ver os encarcerados como pessoas em potencial recuperação e ressocialização.
Em 2006, Joanna se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), além de ser certificada em Fotografia Autoral pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Fotografias apresentam cotidiano de Buenos Aires
Na série fotográfica “Gente de Buenos Aires”, Lucas Bois lança um olhar sensível e humanista a pessoas comuns e cenas que passariam desapercebidas. A mostra se enquadra na categoria fotografia de rua e é inspirada no legado de fotógrafos como Henri Cartier-Bresson. Ela integra um projeto iniciado em 2011, quando o fotógrafo percorreu a América Latina para registrar povos, paisagens e tradições.
Lucas Bois é arte-educador, fotógrafo e videomaker. Licenciado em Educação Artística pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e pós-graduado em Fotografia pelo Centro Universitário UNA. Desde 2010, Lucas desenvolve projetos fotográficos autorais e pesquisas na linguagem cinematográfica.
Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.
O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.
Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.