Temas discutidos tem como ponto central a discriminação étnico-racial, a ser debatida no PJ Minas de 2019 - Arquivo ALMG

Identidade e diversidade cultural pautam Pensando em Minas

Escola do Legislativo recebe inscrições para a palestra, que será realizada no dia 12 de março, às 19 horas, no Teatro.

28/02/2019 - 17:24

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Pensando em Minas de 2019 que abordará o "Direito às identidades e à diversidade cultural", subtemática do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) 2019, que este ano vai tratar a discriminação étnico-racial.

As inscrições para a palestra, que será realizada no dia 12 de março, às 19 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), podem ser feitas até o dia do evento. Basta enviar um e-mail para escola.eventos@almg.gov.br, informando título da atividade, nome e endereço completo, CPF e e-mail

No encontro, os palestrantes vão abordar dois termos complementares – diversidade e identidade. Será analisada a ideia de identidade, que contém elementos daquilo que somos, de onde viemos e para onde queremos ir. Já a diversidade cultural refere-se à multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos grupos e sociedades encontram sua expressão.

Para discutir o assunto, a Escola do Legislativo receberá três expositoras: a defensora pública especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Ana Cláudia da Silva Alexandre Storch; a pedagoga e doutora em Educação e pós-doutora em Antropologia Social do Museu Nacional, Ana Maria Rabelo Gomes; e a mestra em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais e doutoranda em Antropologia Social, Cecília Nunes Correa.

O Pensando em Minas será transmitido ao vivo na fanpage do PJ Minas. Todas as edições são transmitidas ao vivo no YouTube da Assembleia. A íntegra também pode ser acessada no canal, no dia seguinte.

Próximos encontros - Este ano, o Pensando em Minas aborda os temas que serão discutidos no PJ Minas. A discriminação étnico-racial foi tema do primeiro encontro. Os próximos serão em 19 e 26 de março e vão discutir, respectivamente, as "Desigualdades socioeconômicas" e "Violências por motivos étnico-racial".

Palestras - O Pensando em Minas é promovido pela Escola do Legislativo e realizado em parceria com a TV Assembleia. Por meio de palestras destinadas ao público em geral, o programa debate teses, dissertações, pesquisas e trabalhos técnicos sobre temáticas inerentes ao Poder Legislativo ou que perpassam as discussões trazidas pela sociedade ao Parlamento.