Dia Nacional do Cego será celebrado em audiência
Reunião será promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Instituto São Rafael, em BH.
11/12/2018 - 17:46 - Atualizado em 12/12/2018 - 15:39Na próxima quinta-feira (13/12/18), comemora-se o Dia Nacional do Cego. Para celebrar a data e discutir o tema, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar uma audiência, a partir das 9 horas, no Instituto São Rafael, em Belo Horizonte (Av. Augusto de Lima, 2.109, bairro Barro Preto).
Primeira escola exclusiva para cegos do Estado, a instituição foi criada em 1926. A atividade atende a requerimento do deputado Duarte Bechir (PSD).
Segundo o portal do Ministério da Educação (MEC), o Dia Nacional do Cego é comemorado no País desde 1961. A data foi criada pelo Decreto Lei 51.405, de 1961, pelo então presidente da República, Jânio Quadros, com o objetivo de incentivar a solidariedade, consolidando os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 70 anos na última segunda-feira, 10 de dezembro.
Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PSA) publicados no portal do MEC sustentam que 3,6% da população brasileira sofrem de cegueira ou deficiência visual grave. Acessibilidade, formação e comunicação são alguns dos desafios enfrentados por esse segmento da população.
De acordo com o site Calendarr Brasil, a data também é conhecida como o Dia Nacional do Deficiente Visual. O portal destaca que “uma das principais conquistas nos últimos anos foi a implantação de legislações que garantissem métodos de ensino específicos para crianças e adultos com deficiência visual, através do sistema braille”.