Notícias Rss

Participaram da atividade alunos de Itanhandu, Itajubá e Maria da Fé
Participaram da atividade alunos de Itanhandu, Itajubá e Maria da Fé - Foto: Ricardo Barbosa
27/11/2018 14h59

Estudantes simulam audiência pública na Assembleia

Atividade foi realizada com participantes do Parlamento Jovem de Minas, em visita à ALMG.

Compartilhe:
Twitter Facebook
Email Versão para impressão

Durante visita guiada às dependências da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (27/11/18), um grupo de estudantes do ensino médio no Sul de Minas simulou a realização de uma audiência pública sobre a violência contra a mulher, assunto que foi tema da edição 2018 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas).

Os jovens, vindos de Itanhandu, Itajubá e Maria da Fé, participaram do PJ Minas ano passado; e alguns deles também estarão na edição 2019 do projeto, integrando o Polo Sul II, um dos 16 polos de realização do projeto. A visita guiada faz parte do programa Visitas Orientadas, desenvolvido por meio da Escola do Legislativo.

No Auditório José Alencar Gomes da Silva, eles compuseram a mesa da audiência e assumiram o papel de deputadas e deputados e de representantes de instituições que têm relação com o tema, que motivou os debates desta edição do PJ Minas. Além de terem conhecido esse espaço da ALMG, os jovens também visitaram o Plenário e os Plenarinhos.

Lilian da Silva Almeida Cortez foi uma das estudantes que participou da simulação. Aluna do 2º ano da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, de Maria da Fé, ela disse que a experiência foi interessante. “Gostei de conhecer os espaços da Assembleia. Também recebi muitas informações sobre o funcionamento do Legislativo. Aprendi muito com o PJ Minas, e agora tive a oportunidade de ver na prática como é a ALMG”, afirmou.

A estudante Letícia Alexandra da Silva, do 2º ano da Escola Estadual Florival Xavier, de Itajubá, também participou da atividade desta terça. “Foi uma oportunidade de sairmos da rotina e vermos coisas que não estão no nosso dia a dia. A visita me ajudou a compreender melhor os ambientes e as funções do Legislativo”, relatou.

Importância da participação é enfatizada

Esteve presente na visita guiada o presidente da Câmara Municipal de Maria da Fé, Rodrigo Guimarães Braga. O vereador, de 25 anos, foi monitor do Parlamento Jovem em 2013, quando cursava Direito em Pouso Alegre (Sul de Minas). Entusiasta do projeto, ele contou que o PJ Minas contribuiu para que entendesse a importância da participação e para que se sentisse motivado a exercer uma atividade política.

Segundo a coordenadora do Polo Sul II, Cássia Almeida, esse encontro na Assembleia foi uma demanda dos alunos. “Eles pediram para ter outro momento para se reunirem, além da plenária regional, pois apenas alguns representantes das cidades comparecem à etapa estadual. Os estudantes foram muito participativos nesta edição do PJ Minas, e o tema foi muito oportuno”, destaca.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

15/02/2019

Plenário da Assembleia homenageia José Aparecido de Oliveira

Serão celebrados os 90 anos do influente político mineiro, que atuou na defesa da democracia e da cultura brasileira.

15/02/2019

Golpe da carta do consórcio está de volta

Procon Assembleia alerta para cuidados que consumidor deve ter para não ser enganado.

14/02/2019

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 14/2/19

Crise fiscal do Estado, reforma administrativa e pagamento do 13º pontuaram falas de parlamentares.

14/02/2019

Definida a composição das comissões permanentes

Parlamentares já podem se reunir para eleger presidentes e vices. Plenário recebe PEC sobre convocação de secretários.

18/02/2019 Alimentos orgânicos podem ficar mais populares em Minas
Seu browser não suporta flash player
00:03:41 | Download (3462kb)

18/02/2019 Boletim da ALMG
Seu browser não suporta flash player
00:03:46 | Download (3531kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter