Na última terça (13), uma das indicadas foi sabatinada pela comissão - Arquivo ALMG

Indicados ao Conselho Estadual de Educação serão sabatinados

Comissão especial ouve em arguição pública nesta terça (20) mais cinco membros sugeridos pelo governador.

14/11/2018 - 12:42

Cinco dos seis indicados pelo governador Fernando Pimentel para compor o Conselho Estadual de Educação (CEE) serão ouvidos nesta terça-feira (20/11/18) pela comissão especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) encarregada de analisar os nomes.

A arguição pública dos indicados será realizada em reunião da comissão às 15 horas, no Plenarinho IV. Após a sabatina, cada um dos casos receberá um parecer, que após aprovado na comissão seguirá para o Plenário, que deverá votar as indicações em turno único.

Uma das indicadas pelo governador, Lina Kátia Mesquita de Oliveira, foi sabatinada na última terça (13) pela mesma comissão, que aprovou parecer favorável à recondução dela ao órgão. Na ocasião, os demais indicados não compareceram à arguição pública.

A indicação de Lina Kátia segue agora para votação, em turno único, no Plenário, enquanto as demais indicações, de nºs 64 a 68/2018, seguem em pauta nesta terça (20).

Na mensagem na qual o governador encaminha as indicações, Fernando Pimentel ressalta que todos os indicados são atuantes nas áreas afetas às competências do Conselho Estadual de Educação, detentores de notório saber e experiência em matéria de educação.

Finalidade - A missão do CEE é promover a regulação da educação em Minas Gerais, contribuindo para sua atualização e aprimoramento. Seus membros têm sua atuação dividida em câmaras: de ensinos fundamental, médio e superior e de planos e legislação.

Além de membros de livre indicação do governador, compõem o Conselho também representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de entidades da sociedade civil, de forma paritária.

Confira o perfil dos indicados:

  • Maria Conceição Caldeira de Oliveira - Graduada em Pedagogia, tem pós-graduação em Psicopedagogia e em Avaliação Escolar. É gerente de educação básica do Serviço Social da Indústria (Sesi) e tem qualificações em áreas como gestão de equipes para coordenação de projetos pedagógicos, acompanhamento técnico em escolas e regimento escolar.
  • Edson de Paula Lima - Graduado em Direito, iniciou doutorado em Direito Civil e fez cursos de nível de pós-graduação nas áreas de economia política e filosofia. É professor da Politécnica de Minas Gerais, com experiência em aulas para turmas regulares do ensino médio profissionalizante.
  • Sérgio Luiz Nascimento - É graduado em História, pós-graduado em História do Brasil e mestrando em Educação. Tem atualização em Gestão de Pessoas e aperfeiçoamento em Gestão Municipal da Educação. É avaliador do Ministério da Educação e presta assessoria à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Geais (Undime-MG).
  • Aline Neves Rodrigues Alves - Graduada em Geografia, tem mestrado em Educação. É professora da rede municipal de Belo Horizonte e integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (Nera–CNPq) e o Grupo de Estudo Interdisciplinar Quilombola do Observatório de Educação Escolar Quilombola e Indígena.
  • Rita de Cássia de Freitas Coelho - Graduada em Cências Sociais, fez curso internacional pelo Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, da Universidade de Harvard. É analista de avaliação na área da educação infantil no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Consulte a pauta da reunião.