Última reunião realizada pela comissão para debater o assunto foi em junho - Arquivo ALMG

Dívida do Executivo com IPSM motiva audiência pública

Situação estaria comprometendo a assistência médica de militares devido à falta de pagamento dos convênios.

24/08/2018 - 12:06

A falta de repasse financeiro, por parte do Governo do Estado, ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM) motiva nova audiência pública, nesta terça-feira (28/8/18), da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião acontece às 10 horas, no Plenarinho IV.

No requerimento, o autor e presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PTB), explica que a falta de repasses tem ocasionado cortes de convênios e suspensão de fornecimento de medicamentos de uso continuado, comprometendo gravemente a assistência aos militares e seus familiares.

Segundo o parlamentar, várias clínicas conveniadas têm encerrado a prestação do atendimento. Ele cita como exemplo clínica de fisioterapia em Juiz de Fora (Zona de Mata), cujo convênio com o instituto foi encerrado em 29 de junho, mediante falta de pagamento por parte do Executivo.

Beneficiários - A falta de repasses do Estado e a crise do IPSM já foram debatidos em outras audiências da Comissão de Segurança Pública neste ano. Em reunião realizada em junho, foi destacado que a estimativa da dívida com o instituto é de cerca de R$ 3 bilhões, prejudicando a assistência médica de cerca de 225 mil beneficiários.

Na ocasião, Sargento Rodrigues informou que a comissão cobra providência do Executivo desde novembro do ano passado. Ele ainda lembrou da difícil situação enfrentada pelos servidores que lidam com o parcelamento dos salários, falta de reposição inflacionária, além de dívidas com bancos referentes ao crédito consignado.

Foram convidados para participar da reunião o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; o secretário de Estado de Fazenda, José Afonso Bicalho; e o comandante-geral da Polícia Militar, Cláudio Roberto Souza, entre outros.

Consulte a lista completa de convidados para a reunião.