Uma das indicações aprovadas é para a presidência da Fapemig, agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado

Presidente da Fapemig tem nome aprovado pelo Plenário

Na Reunião Extraordinária desta manhã, também foi aprovado nome de Dalila Oliveira para Conselho de Educação.

24/07/2018 - 13:03

O nome do economista Evaldo Ferreira Vilela foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o cargo de presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Na Reunião Extraordinária desta manhã de terça-feira (24/7/18), os deputados também aprovaram a indicação de Dalila Andrade de Oliveira para compor o Conselho Estadual de Educação (CEE).

Evaldo Vilela, que já exerce a presidência da autarquia, é graduado em economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em entomologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em ecologia química pela University of Southampton, da Inglaterra. Também fez estágios de pós-doutorado nas universidades de Tsukuba (Japão), Nurnberg-Erlangen (Alemanha) e Berkeley (Estados Unidos).

Em seu currículo estão ainda, entre outros, os cargos de reitor da UFV, membro da Academia Brasileira de Ciências, secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e presidente da Sociedade Entomológica do Brasil.

A Fapemig é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. Compete à Fundação apoiar projetos de natureza científica, tecnológica e de inovação, de instituições ou de pesquisadores individuais, que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado. 

CEE - Dalila Andrade de Oliveira é atualmente professora titular da Faculdade de Educação e do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Graduada em Ciências Sociais, Dalila de Oliveira é também mestre e doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de São Paulo (USP), respectivamente. Ela completou, ainda, dois pós-doutorados, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e na Universidade de Montreal, no Canadá.

Entre outras funções, Dalila exerceu o cargo de coordenadora do grupo de trabalho Educación, Politica y Movimientos Sociales, entre 2006 e 2009, no âmbito do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), do qual ela foi membro do comitê diretivo entre 2012 e 2014. A professora também foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

O CEE tem como missão promover a regulação da educação em Minas Gerais, contribuindo para sua atualização e o seu aprimoramento. Seus membros têm sua atuação dividida em câmaras: de ensinos fundamental, médio e superior e de planos e legislação. Outros cinco conselheiros indicados para ocupar os cargos já foram sabatinados e receberam pareceres favoráveis às suas indicações.