As obras de Jésus retratam questões como a construção da imagem, o sagrado, os adornos e a vaidade

Mostras abordam integração com a natureza e criação da imagem

Obras de Daniel Carvalho e Jésus Guilherme podem ser visitadas na Galeria até dia 6/7.

14/06/2018 - 16:04 - Atualizado em 03/07/2018 - 11:32

As mostras de artes plásticas Acerca da ciclicidade, de Daniel Carvalho, e Vestidas para serem adoradas, de Jésus Guilherme, ficarão expostas na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) até a próxima sexta-feira (6/7/18). As obras podem ser visitadas de 8 às 18 horas.

Daniel traz uma série de quadros chamada Corpo árvore, em que retrata a fusão entre o corpo do ser humano e mudas de árvores e plantas, presentes nos cenários escolhidos. As obras trazem semelhanças com movimentos artísticos como o surrealismo, o simbolismo e a arte conceitual, combinados com o estilo contemporâneo.

Para criar os quadros, o artista utilizou várias técnicas, como o uso de tinta óleo sobre a madeira, a mistura de nanquim com água para criar efeito de sombras e a litogravura. Daniel é formado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com habilitação em Pintura e Gravura.

Vestidas para serem adoradas - As obras de Jésus retratam questões como a construção da imagem, o sagrado, os adornos e a vaidade e propõem o debate sobre a dicotomia entre essência e aparência. Ele se inspirou na história de Adão e Eva, na qual o pecado trouxe a consciência da nudez e, em consequência, a vergonha do próprio corpo, fazendo com que passassem a se cobrir.

O artista explora variadas técnicas como óleo sobre tela, colagens, lápis de cor e caneta nanquim. Jésus é formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), e atualmente é professor de Arte na Escola Estadual Barão de Macaúbas, em Belo Horizonte.

As mostras estão expostas na Galeria de Arte desde o dia 18 de junho.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre as exposições.