Obras de Aline Lemos representam mulheres da área artística nascidas até 1930

Galeria recebe mostra de quadrinhos e grafite

Público poderá visitar a exposição até dia 18 de maio, das 8 às 18h.

26/04/2018 - 13:59

A partir desta quarta-feira (2/5/18) até o dia 18 de maio, a Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe as mostras Artistas Brasileiras, de Aline Lemos, e Grafite, Papel, Grafite, de Gabriel Gusman e Pedro Benetone. O público pode visitar as obras das 8 às 18 horas.

Artistas Brasileiras apresenta uma série de biografias em quadrinhos e tirinhas humorísticas, focadas na presença das mulheres na história da arte.

A exposição é baseada no novo livro da quadrinista, que será publicado neste mês e que reúne a vida de 30 artistas de todas as regiões do Brasil, nascidas até 1930. Para a exposição, foram selecionadas algumas dessas personagens de acordo com sua representatividade e relevância para o cenário mineiro.

Aline Lemos atua como ilustradora e publica quadrinhos de forma independente desde 2013. Ela é mestre em História e possui formação complementar em Design Gráfico e Artes Plásticas.

Grafite, Papel, Grafite - A mostra Grafite, Papel, Grafite traz uma série de oito estudos de grafite, giz, nanquim, carvão e colagem sobre papel. Nas obras, Pedro Benetone e Gabriel Gusman procuram retratar pessoas, lugares e momentos que são transformados em formas e texturas através desse tipo de arte.

Os artistas se inspiram no grafiteiro norte-americano Jean-Michel Basquiat e em vários autores de histórias em quadrinho das décadas de 30 e 40, bem com do final dos anos 80. Ambos são formados em Artes Plásticas pela Escola Guinard.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do programa Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.