Ferramenta visa promover a participação do cidadão em atividades do Poder Legislativo
Cidadão pode fazer perguntas a deputados e convidados durante as audiências

ALMG lança reuniões interativas com participação ao vivo

Pelo Portal, cidadão poderá enviar perguntas a deputados e convidados e participar de chat com outros usuários.

12/04/2018 - 14:58

Participar, de onde estiver, de audiências e debates públicos realizados na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), enviando perguntas a deputados e convidados e ainda interagindo com outros cidadãos. Isso passa a ser possível com o lançamento oficial, nesta segunda-feira (16/4/18), da ferramenta Reuniões Interativas.

Para acessar tudo isso em tempo real, basta ao cidadão acessar a pauta da reunião e fazer login no Portal da Assembleia. A ferramenta foi testada nos últimos dias, em duas reuniões de comissões, e seu lançamento vem se somar a uma série de outras iniciativas adotadas pela ALMG para ampliar a participação do público nas discussões e no acompanhamento das atividades do Poder Legislativo.

Desde outubro, por exemplo, as reuniões de comissões são transmitidas ao vivo pelo Portal, que dá acesso também à íntegra das gravações já no dia seguinte. E desde o final de janeiro, é possível fazer o login social no Portal usando contas do Facebook ou do Google, outro passo dado para aprimorar os canais de interação da Assembleia com os cidadãos.

Agora, com a ferramenta Reuniões Interativas, as audiências e debates abertos à participação on-line estarão identificados na agenda institucional da ALMG ou diretamente nas páginas de comissões com a indicação "Participe".

Mesmo sem estar logado no Portal da ALMG, todos que estiverem acompanhando as audiências e debates transmitidos ao vivo terão acesso aos conteúdos e perguntas encaminhados pelos usuários, uma vez que o login é necessário apenas para enviar mensagens e perguntas.

Histórico - As Reuniões Interativas são resultado de ações do Direcionamento Estratégico da ALMG priorizadas no biênio 2017-2019 e que resultaram no desenvolvimento do Portal Mobile, na transmissão ao vivo das reuniões de comissões, via Portal, e na implementação do login social, medidas que antecederam a possibilidade de participação ao vivo do cidadão a partir desta segunda (16).

Conheça a dinâmica da participação

A partir do login no Portal, por e-mail ou redes sociais, e acionando o "Participe" indicado nas reuniões interativas, o usuário terá acesso às duas formas de interação que compõem a sala virtual de participação:

  • Na aba "Perguntas", é possível enviar uma pergunta a qualquer membro da mesa da audiência ou debate, incluindo os deputados e outras autoridades;
  • Na aba "Bate-papo", o usuário pode interagir com outros participantes da sala e enviar dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta.

Assim, o usuário poderá tanto participar do chat para dialogar com os demais cidadãos logados como enviar perguntas e também curtir e apoiar perguntas formuladas por outros usuários. 

A sala de participação será aberta no momento em que for iniciada a transmissão ao vivo da audiência ou do debate e fechada cinco minutos após o fim da transmissão, para que sejam finalizados os registros das participações.

Fechada a sala, ainda será possível ao cidadão, logado ou não, acessar o mural da participação, onde ficarão armazenadas as perguntas encaminhadas e as mensagens trocadas pelos participantes no bate-papo. 

Moderação - As perguntas serão publicadas diretamente pelo participante autor, sem moderação prévia, exceto para palavras e termos de baixo calão, identificados por moderação automática.

Contudo, perguntas ou comentários que não estiverem de acordo com os termos de uso do Portal ou que extrapolarem o tema em discussão poderão ser ocultados pelo moderador da sala. Da mesma forma, também poderão ser ocultados perguntas ou comentários que forem denunciados por outros participantes e que passarão pelo crivo do moderador.

Leitura - As perguntas dos cidadãos poderão ser dirigidas a parlamentares ou convidados presentes, para o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao tema da audiência ou do debate público. Elas serão impressas e encaminhadas ao parlamentar que estiver presidindo a reunião, para que ele defina seu encaminhamento de acordo com o andamento da reunião.

Os questionamentos poderão ser lidos e respondidos na fase de debates, sendo citados o nome e o município daqueles que terão as perguntas identificadas.

Uma vez encerradas as transmissões ao vivo, haverá ainda um recurso que permitirá ao cidadão assistir aos vídeos, disponibilizados no dia seguinte ao da reunião, a partir do momento de início da leitura das perguntas. Também após o encerramento, é possível não só visualizar as interações, mas ainda denunciar perguntas pelo Fale com a Assembleia.