Uma das reuniões preparatórias do fórum realizada na Casa de Direitos Humanos, no Centro de BH

Betim recebe fórum sobre população em situação de rua

Inscrições para participar do evento podem ser realizadas até as 15 horas desta quinta-feira (22).

19/03/2018 - 18:31 - Atualizado em 21/03/2018 - 16:02

Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) recebe o primeiro encontro regional do Fórum Técnico População em Situação de Rua. O objetivo do evento, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com o Poder Executivo e entidades da sociedade civil, é colher sugestões da sociedade para elaborar um plano de metas e ações para implementar uma política pública destinada a esse segmento populacional.

O encontro regional de Betim será realizado na segunda (26) e na terça-feira (27/3/18). No primeiro dia, a partir das 14 horas, será realizada uma roda de conversa com a população em situação de rua no Parque de Exposições (Rua do Rosário, 1.840 - Angola).

No segundo dia, das 8 às 17 horas, grupos de trabalho se reúnem na PUC Minas (Rua do Rosário, 1.081 - Angola) para discutir as propostas que serão levadas à plenária final do evento, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de junho, na ALMG. Ao final do encontro, serão eleitos os representantes da região que vão participar da etapa estadual.

As inscrições on-line poderão ser feitas até as 15 horas de quinta-feira (22). Elas são individuais, sendo opcional a inclusão de dados sobre a instituição à qual pertence o interessado, se for este o caso. Já no ato da inscrição, o participante deve escolher um dos grupos de seu interesse, que estão divididos por temáticas:

  • Grupo 1 (moradia, trabalho, saúde e assistência);
  • Grupo 2 (direitos humanos, cidadania, cultura e educação).

Além de Betim, outras cinco cidades receberão os encontros regionais do evento: Uberlândia (Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte de Minas), Ipatinga (Vale do Aço), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Belo Horizonte.

Política estadual prevê atendimento humanizado

Instituída pela Lei 20.846, de 2013, a Política Estadual para a População em Situação de Rua tem como princípios o atendimento humanitário e universalizado; o respeito às condições sociais e diferenças de origem, raça, idade, nacionalidade, gênero, orientação sexual e religiosa, com atenção especial às pessoas com deficiência; a erradicação de atos violentos e de estigmas negativos e preconceitos que produzam ou estimulem a discriminação e a marginalização, seja pela ação ou omissão.

Não há dados oficiais sobre a população em situação de rua no Brasil. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicado em 2016 estima que existam 101.854 pessoas nessa situação em todo o País. Desse total, 48,89% se concentram na Região Sudeste, que abriga as três maiores regiões metropolitanas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).

O levantamento também constatou que 40,1% dessas pessoas vive em municípios com mais de 900 mil habitantes, evidência de que esse fenômeno é típico das grandes cidades. Além disso, o estudo chama a atenção para o rápido aumento da população em situação de rua, que cresceu 2,56% ao ano em São Paulo entre 2009 e 2015.

Consulte a programação completa do encontro regional de Betim.