Agenda – Dia da Mulher terá programação especial na ALMG

Assembleia também desenvolve atividades relacionadas à saúde, à educação e à defesa civil na semana de 5 a 9 de março.

02/03/2018 - 15:30 - Atualizado em 02/03/2018 - 16:31

Em parceria com entidades da sociedade civil, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove na semana de 5 a 9 de março a programação especial Mulheres na Luta por Direitos: Resistência, Poder e Democracia, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Totalmente gratuita, a agenda de atividades culturais e de mobilização se inicia na segunda-feira (5/3/18) e prossegue até quinta (8), com um grande evento unificado na Praça 7, no Centro de Belo Horizonte, que inclui uma audiência pública da Comissão Extraordinária das Mulheres.

Na internet, a programação é acompanhada por um convite da Assembleia para que mulheres contem sua história, por meio das hashtags #MulheresNaLuta e #EuLutoPor.

Comissões - A agenda das comissões temáticas na próxima semana também inclui visitas ao Conselho Estadual de Educação e ao secretário de Estado de Saúde, bem como audiência pública sobre as ações da Defesa Civil para lidar com as chuvas em Minas.

Confira a programação da Assembleia na semana de 5 a 9 de março:

Segunda-feira (5)

Terça-feira (6)

  • 9 horas - Programação especial valoriza luta por direitos das mulheres
    Local: Praça da Assembleia
    Objetivo: mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) acampam na Praça da Assembleia, em campanha pela aprovação da Política Estadual de Tratamento dos Atingidos por Barragens e outros Empreendimentos.
  • 9h30 - Ações da Defesa Civil para temporais pautam audiência
    Local: Plenarinho IV
    Autores do requerimento: deputados Sargento Rodrigues (PDT), João Leite (PSDB), João Magalhães (PMDB) e Cabo Júlio (PMDB)
    Objetivo: a Comissão de de Segurança Pública realiza audiência sobre o planejamento e as ações em curso pela Defesa Civil para lidar com as chuvas no Estado. Diariamente, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil divulga o Boletim Estadual de Proteção e Defesa Civil, com alertas meteorológicos e ocorrências de destaque. O boletim nº 60, divulgado na quinta-feira (1º), aponta que 43 municípios mineiros já decretaram situação de emergência nesta temporada chuvosa.

 Quarta-feira (7)

  • 8 horas - Programação especial valoriza luta por direitos das mulheres
    Local: Praça da Assembleia
    Objetivo: estão previstas atividades na Praça da Assembleia entre 8 e 18 horas, incluindo debates sobre direitos das mulheres, oficina de bordados e apresentações culturais, tais como capoeira infantil, samba de roda e hip hop.
  • 10h30 - Secretário de Estado de Saúde recebe deputados
    Local: Secretaria de Estado de Saúde (Rua Espírito Santo, 495, Centro - Belo Horizonte)
    Autor do requerimento: deputado Carlos Pimenta (PDT)
    Objetivo: a Comissão de Saúde pretende obter informações do representante da pasta a respeito da programação das ações do setor e dos repasses financeiros do Estado aos municípios. Relatório do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-MG) aponta que a dívida do Estado com os municípios ultrapassa R$ 1,5 bilhão
  • 15 horas - Deputados visitam Conselho Estadual de Educação
    Local: Conselho Estadual de Educação (Rua Rio de Janeiro, 2.418, Lourdes - Belo Horizonte)
    Autor do requerimento: deputada Ione Pinheiro (DEM)
    Objetivo: a Comissão de Educação quer conhecer de perto a estrutura do conselho e a distribuição dos processos, de acordo com as competências e atribuições do órgão. 

Quinta-feira (8)

  • 10h15 - Programação especial valoriza luta por direitos das mulheres
    Local: Praça 7, em Belo Horizonte
    Objetivo: a mobilização em torno do Dia Internacional da Mulher culmina em um grande evento unificado na Praça 7, no Centro de Belo Horizonte, que inclui uma audiência pública da Comissão Extraordinária das Mulheres. Ao longo do dia, lideranças de movimentos e coletivos de mulheres se revezarão em uma programação de debates, enquetes, oficinas e apresentações culturais.