Leir apresenta cenas da tragédia de Mariana, após o rompimento da barragem de rejeitos

Cultura mineira e tragédia de Mariana são temas de exposição

As obras das artistas Edna Maria de Almeida Araújo e Leir Barbosa Monteiro poderão ser vistas na Galeria até 7/12.

16/11/2017 - 14:05

As mostras "Belezas de Minas e(n)cantos Gerais", de Edna Maria de Almeida Araújo, e "A tragédia de Mariana", de Leir Barbosa Monteiro, estarão em cartaz na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a partir desta segunda-feira (20/11/17). As obras podem ser visitadas até 7 de dezembro, das 8 às 18 horas.

Natural de Guanhães, no Vale do Rio Doce, Edna retrata em seus trabalhos elementos do cotidiano mineiro, como o pão de queijo, o café coado, a goiabada e o pão de milho, além da rotina de pessoas simples que vivem no campo e das paisagens das fazendas. Ela também ilustra a vila Osterville, na cidade de Barnstable (Estados Unidos), onde vivem seus irmãos e conterrâneos mineiros.

Formada em engenharia elétrica, o desenho e a pintura são as grandes paixões de Edna. A artista utiliza a técnica de óleo sobre tela e o baixo vidrado, que é desenho feito sobre a cerâmica.

Mariana - A mostra de Leir é composta por obras feitas com acrílico sobre tela, que retratam cenas da tragédia socioambiental de Mariana (Região Central do Estado), com o rompimento da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco.

O objetivo da artista é que a exposição seja um protesto contra o descaso com que os órgãos responsáveis tratam as questões ambientais e sociais. Além disso, ela deseja que a mostra expresse o ideal de que a natureza e os seres vivos precisam de mais respeito e cuidado.

Leir é graduada em artes plásticas e educação artística pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais. A artista, que trabalhou durante 35 anos como arte-educadora na Prefeitura Municipal de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), aborda em suas pinturas temas sociais, com uma visão contemporânea.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.