Foi marcada nova audiência pública, para a qual os militares serão reconvocados

Militares convocados não comparecem a audiência na ALMG

Reunião desta terça (14) da Comissão de Segurança Pública iria debater irregularidades em companhia da PM na capital.

14/11/2017 - 13:54

A audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que iria debater, nesta terça-feira (14/11/17), as condições insalubres de trabalho na 6ª Companhia do 1° Batalhão da Polícia Militar, em Belo Horizonte, não foi realizada. O comandante da companhia, major Renato Salgado Cintra Gil, e o comandante do batalhão, tenente-coronel Eduardo Felisberto Alves, não compareceram, apesar de terem sido convocados.

Esta é a segunda vez que eles não comparecem a uma audiência pública marcada para debater o tema. No último dia 7, a comissão já havia tentado interrogar os oficiais. O presidente da comissão e autor do requerimento, deputado Sargento Rodrigues (PDT), marcou nova audiência na próxima segunda-feira (20), com a reconvocação dos militares.

As irregularidades nas condições de trabalho na 6ª Companhia do 1° Batalhão foram constatadas em visita da comissão realizada no dia 24 de outubro. Sargento Rodrigues apontou que foram verificados o descumprimento da escala de serviço, o desvio de funções, além de condições insalubres.

Desobediência - O parlamentar condenou o descumprimento da convocação pelos militares. “A ausência dos militares na audiência é uma desobediência ao Poder Legislativo”, afirmou.

O deputado João Leite (PSDB) classificou como “lamentável” o tratamento que o Poder Executivo está dando à Assembleia Legislativa e defendeu uma reação dos deputados estaduais. Ele também relembrou a situação encontrada pela comissão na visita ao batalhão e criticou, em especial, o desvio de função, em que militares estavam trabalhando como serventes de pedreiro.

Consulte o resultado da reunião.