O Segunda Musical é um dos programas contemplados pelos editais. Ele oferece recitais de música erudita no Teatro, às segundas, às 20 horas

Seleção de atividades de cultura começa nesta quinta (30)

Interessados devem se inscrever até 15/12. Apresentações serão realizadas entre março e dezembro de 2018.

06/11/2017 - 12:05 - Atualizado em 28/11/2017 - 14:35

Os interessados em apresentar projetos culturais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 2018 já podem consultar os procedimentos para inscrição das propostas. Foram publicados, no dia 2 de novembro, no Diário do Legislativo, cinco editais, sendo cada um referente a uma vertente do programa Assembleia Cultural: Segunda Musical, Zás, Mineiranças, Teatro - Ocupações Artísticas e Galeria - Ocupações Artísticas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelos Correios (via Sedex), de 30 de novembro a 15 de dezembro, ou pessoalmente, das 8 às 18 horas, no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema (Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte). Somente no caso do Segunda Musical, a inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico no Portal.

As atividades serão realizadas entre março e dezembro de 2018, com exceção do Segunda Musical, que terá sua primeira apresentação em abril. O Segunda Musical seleciona estudantes de música erudita para tocar no Teatro da ALMG, às segundas-feiras, às 20 horas.

No próximo ano, o Zás mudará das sextas-feiras, ao meio-dia, para as quintas-feiras, às 19 horas. A alteração tem o objetivo de facilitar a participação do público externo e também dos servidores da ALMG. O foco do projeto são apresentações de música, teatro adulto, stand up, contação de histórias, performance, dança, teatro infantil e mágica.

O Mineiranças seleciona coletivos de artesãos para realizar feiras e exposições na Galeria de Arte da ALMG. No projeto Ocupações Artísticas, são apresentados espetáculos de artes cênicas e shows de música, no Teatro, e mostras de artes visuais, na Galeria de Arte.

Pareceristas - A avaliação técnica das propostas inscritas para integrar a programação do Assembleia Cultural será realizada por pareceristas. O edital de chamamento público para o credenciamento de profissionais interessados foi publicado no Diário do Legislativo

Sociedade - O lançamento de editais para a seleção de projetos culturais é resultado do programa Assembleia Cultural, que integra as iniciativas existentes nessa área. As ações de cultura, realizadas há pelo menos 25 anos, desde a criação do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, representam um canal de aproximação do Parlamento mineiro com a sociedade.

Consulte o cronograma completo:

  • 2/11/17 – Publicação dos editais para Zás, Segunda Musical, Projeto Ocupações Teatro, Projeto Ocupações Galeria e Mineiranças
  • 30/11 a 15/12/17 – Período de inscrições
  • 6/1/18 – Resultado dos habilitados
  • 8 a 10/1/18 – Prazo para recursos
  • 18/1/18 – Resultado da habilitação após recursos
  • 7/2/18 ­– Resultado final, exceto do Segunda Musical
  • 26 e 27/2/18 – Audições do Segunda Musical
  • 7/3/18 – Resultado final do Segunda Musical