Galeria recebe artesanato feito com fibra de bananeira
Baús, fruteiras, cestos, bonecas, porta-revista e porta-cerveja estão entre os produtos da exposição.
19/10/2017 - 13:40A exposição da Associação dos Artesãos do Jaíba estará na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a partir desta segunda-feira (23/10/17) até sexta-feira (27), das 8 às 18 horas. Os produtos são feitos com fibra de bananeira, abundante no Norte de Minas, onde a associação está localizada. O clima seco, semelhante ao do Nordeste brasileiro, favorece o desenvolvimento da banana.
Entre os itens em exposição estão peças como baús, fruteiras, cestos, bonecas, porta-revista e porta-cerveja. Para a fabricação desses produtos, a casca do tronco da bananeira é retirada e exposta ao sol para secar e, assim, obter-se a fibra. As artesãs também trazem pano de prato, jogo de banheiro e crochês.
A maior parte da produção da associação, que foi criada em 2006, é feita por mulheres que encontram no artesanato uma fonte complementar para a renda familiar e uma forma de valorizar a cultural regional.
Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.
O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.
Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.