Exposição na Galeria tem artesanato feito de algodão
Colchas, caminhos de mesa, tapetes, cortinas, redes e panos de prato trazem o colorido característico do Jequitinhonha.
28/09/2017 - 16:20 - Atualizado em 03/10/2017 - 11:06A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, nesta semana, uma mostra de artesanato da Associação dos Artesãos de Turmalina (Astur). As peças têm, em sua maioria, o algodão cru como matéria-prima e podem ser vistas desta segunda-feira (2/10/17) até sexta (6), das 8 às 18 horas. Somente no dia da inaguração, o horário de abertura é meio-dia.
Estão à venda bordados feitos à mão, em ponto cruz, crochê e crivo. São colchas, caminhos de mesa, tapetes, cortinas, redes e panos de prato, que trazem o colorido característico da região do Vale do Jequitinhonha. As peças são tecidas em tear manual.
Fundada em 1992, a Astur conta com 35 artesãos que produzem para o comércio local e feiras regionais, estaduais e no exterior. A atividade é de grande importância como fonte de emprego e renda para a economia da população.
Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.
O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.
Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.