Associação promove o desenvolvimento do setor por meio da valorização do artesão e da comercialização de produtos de artesãos de pequeno porte

Mostra tem artesanato e alimentos de regiões mineiras

Exposição da Central Mãos de Minas é composta por objetos de cerâmica e panelas de pedra sabão, entre outros.

21/09/2017 - 14:50 - Atualizado em 21/09/2017 - 15:42

A mostra de artesanato da Central Mãos de Minas pode ser visitada na Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a partir desta segunda-feira (25/9/17) até sexta (29), das 8 às 18 horas. No local, são comercializados produtos de artesanato e alimentos produzidos em diferentes municípios do Estado.

A exposição é composta por objetos de cerâmica de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), panelas de pedra sabão de Ouro Preto (Região Central do Estado) e materiais produzidos por meio da tecelagem manual de Itaguara (RMBH). A mostra também tem obras sacras de Santa Luzia (RMBH), município responsável pela produção de cerca de 60% desse tipo de arte no País.

Podem ser adquiridos doces de Itaguara, goiabadas de Ponte Nova (Zona da Mata), geleias de Sabará (RMBH), pimentas de Mariana (Região Central do Estado), além de diversos itens de Belo Horizonte, como biscoitos de polvilho, temperos e massas caseiras. Haverá um estande para degustar os alimentos, das 11 às 15 horas, todos os dias da exposição.

A Central Mãos de Minas surgiu da experiência de sua fundadora, Tânia Machado, que, ao tentar vender seus produtos, vivenciou dificuldades para, por exemplo, emitir notas fiscais e apresentar seus trabalhos no mercado internacional.

Com 29 anos de existência, a instituição promove o desenvolvimento e o fortalecimento do setor por meio da valorização do artesão e da comercialização de produtos de artesãos de pequeno porte.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.