Prorrogada inscrição para curso sobre sistema de cultura

Atividade a distância dirigida a agentes públicos municipais será realizada de 5 de setembro a 6 de novembro.

01/09/2017 - 16:05

O prazo de inscrições para participar do curso a distância "Sistema Nacional de Cultura: Aspectos Jurídicos, Políticos e Práticos" foi prorrogado até o dia 15 de setembro. Destinada aos agentes públicos municipais, a capacitação será realizada de 5 de setembro a 6 de novembro e oferece 1.300 vagas.

As inscrições, inicialmente previstas para acabar em 4 de setembro, devem ser feitas diretamente na plataforma de educação a distância da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A atividade tem o objetivo de estimular e fortalecer a adesão dos entes federados ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e permitir aos participantes a geração de habilidades para fundamentação de ações, projetos, programas e políticas públicas.

Também serão esclarecidas dúvidas sobre os trâmites burocráticos para a efetivação da adesão ao SNC pelos municípios e abordados alguns tópicos da Política Cultural Municipal.

Módulos - O curso tem carga horária de 50 horas/aula e está dividido em cinco módulos: Ambientação; Direitos e Políticas Culturais; Os Municípios no SNC; Fundamentos para Estruturação dos Componentes do SNC; Efetividade dos Componentes Políticos do Sistema Municipal de Cultura e Aspectos Práticos.

Os professores são Célio Augusto Souza Pereira e Paloma Elaine Santos Goulart. Célio Pereira é bacharel em música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e especialista em democracia participativa, república e movimentos sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Paloma Goulart é bacharel em direito pela PUC Minas, especialista em direito privado pela Universidade Candido Mendes, e mestre e doutora em sociologia pela UFMG.