As peças retratam o cotidiano de moradores do Vale do Jequitinhonha

Artesãos de Campo Alegre expõem trabalhos em barro

Galeria de Arte recebe, a partir desta segunda (28), mostra de ceramistas do Vale do Jequitinhonha.

24/08/2017 - 17:52

A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, a partir desta segunda-feira (28/8/17), a mostra de artesanato da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre. As obras, que são feitas com barro, podem ser vistas até o dia 1º de setembro, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas.

Campo Alegre é distrito de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, região que serve de inspiração para os trabalhos dos artesãos. Em objetos de decoração e peças utilitárias, as obras retratam o cotidiano local com galinhas, forno a lenha, pratos, flores, tatu e vasos decorados.

Em 1975, para comercializar essas peças sem precisar se deslocar a pé por quilômetros até as feiras regionais, foi criada uma loja de artesanato com material doado e mão de obra da comunidade. Em 1985, a associação foi estruturada para atender a necessidade das artesãs em se organizarem. Hoje, estima-se que a organização tem cerca de 150 ceramistas.

Incentivo à cultura - Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço - A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre a exposição.