Notícias Rss

02/08/2017 17h41

Aprovado pedido para realizar fórum técnico sobre literatura

Evento destinado a colher sugestões sobre política de leitura e bibliotecas terá participação da Assembleia.

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (2/8/17), requerimento para realização do fórum técnico do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais. O objetivo é colher sugestões da sociedade civil para a elaboração de anteprojeto de lei, a ser encaminhado pelo Executivo à ALMG.

O evento será feito em colaboração com as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação, que elaboraram o documento de referência para as discussões. O plano deverá estabelecer as metas e diretrizes para a área para os próximos dez anos, a fim de incentivar a leitura e democratizar o acesso às bibliotecas.

O requerimento é assinado pelos deputados Bosco (PTdoB), presidente da comissão, Elismar Prado (PDT), vice-presidente, e pela deputada Rosângela Reis (Pros). Rosângela lembrou as bibliotecas existentes nas escolas públicas, que são pouco utilizadas.

Gastronomia – A comissão aprovou também requerimento do deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB) para visita à Casa da Gastronomia Mineira (Mineiraria), inaugurada recentemente pelo Governo do Estado no Bairro Barro Preto, na Capital. O parlamentar salienta que é importante a ALMG acompanhar as ações de fortalecimento do setor, em função de sua importância para a economia de Minas.

No requerimento, ele ressalta que o Estado tem, atualmente, 154 eventos gastronômicos e 19 roteiros ligados às peculiaridades alimentares de cada região, entre os quais o do queijo.

Balanço – Na reunião, os deputados destacaram a promulgação do Plano Estadual de Cultura (Lei 22.627, de 2017) pelo Executivo. A lei foi fruto de extensa discussão conduzida pela Comissão de Cultura durante fórum técnico realizado em várias regiões do Estado.

Quanto aos desafios para este semestre, além do evento sobre livro e bibliotecas, os deputados citaram o PL 4.450/17, que acaba de chegar à ALMG. Ele institui os Sistemas Estadual da Cultura e de Financiamento à Cultura, e ainda, a Política Estadual de Cultura Viva.

Consulte o resultado da reunião.


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

25/01/2022

Presidente da Assembleia prestigia homenagem a promotor

Tributo lembrou os 20 anos do assassinato de Francisco Lins do Rêgo e sua luta contra a máfia dos combustíveis.

25/01/2022

ALMG faz homenagem às vítimas de Brumadinho

Deputados falaram da necessidade de regulação e fiscalização das barragens para evitar a repetição da tragédia.

24/01/2022

Assembleia lembra os três anos da tragédia de Brumadinho

Dia de Luto pelas vítimas do rompimento de barragem será marcado por homenagem na sede do Poder Legislativo.

24/01/2022

Procon dá dicas sobre listas de material escolar

Confira o que pode e o que não pode ser exigido pelas instituições de ensino.

27/01/2022 Direcionamento Estratégico - 2020-2030
00:01:23 | Download (2601kb)

27/01/2022 Educação legislativa - 30 anos dedicados à formação política e cidadã
00:01:15 | Download (2371kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter