Criador do Plano Bresser é recebido pelo presidente da ALMG
O economista Bresser Pereira veio a Belo Horizonte lançar o Manifesto Projeto Brasil Nação na noite desta terça (4).
04/07/2017 - 20:24O economista Luiz Carlos Bresser Pereira foi recebido nesta terça-feira (4/7/17) pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes (PMDB). Ele foi o autor do Plano Bresser no governo de José Sarney.
Bresser Pereira veio a Belo Horizonte para o lançamento do Manifesto Projeto Brasil Nação e a posse da nova diretoria do Sindicato dos Economistas do Estado, que ocorreram no Teatro da ALMG. Também participaram do encontro os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT), Arlen Santiago (PTB) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), entre outros.
O economista afirmou que o País precisa de duas medidas imediatas para sair da crise econômica: baixar a taxa de juros e voltar a investir, especialmente na indústria. Ele lembrou que, até 1980, a taxa de crescimento foi de, aproximadamente, 4,5% ao ano, porque havia um compromisso com a industrialização.
A longo prazo, o economista defende cinco ações para que o Brasil se desenvolva: responsabilidade fiscal; juros baixos; taxa de câmbio competitiva; ajuste fiscal; e reforma tributária.
Esses cinco pontos fazem parte do Manifesto Projeto Brasil Nação, que propõe uma reflexão sobre as formas de o País se constituir do ponto de vista político, social, cultura, ambiental e econômico. O manifesto já foi lançado por Bresser no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul e conta com a assinatura de artistas, intelectuais e políticos, como Chico Buarque, Wagner Moura, Maria Rita Kehl e Ciro Gomes.
Adalclever Lopes ressaltou que o Parlamento mineiro se esforça, neste momento, para votar o Projeto de Lei (PL) 4.135/17, do governador, que cria os fundos estaduais de incentivo e de financiamento de investimento. De acordo com o presidente da ALMG, a proposição objetiva reduzir a crise financeira pela qual passa o Estado.
Em entrevista à TV Assembleia, o deputado André Quintão (PT) elogiou o lançamento do manifesto liderado por Bresser Pereira. Para ele, o manifesto pode contribuir com o desenvolvimento de estratégias contra a desindustrialização e pela distribuição de renda.