Por meio do Assembleia Solidária, foram arrecadados brinquedos para comunidades próximas a Mariana - Arquivo ALMG

Praça da Assembleia recebe Dia C pela primeira vez

Evento será neste sábado (1º/7); doações podem ser feitas a partir desta segunda-feira (26) até 14 de julho.

26/06/2017 - 10:55

Os meses de junho e julho serão marcados pela promoção de ações voluntárias na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Desta segunda (26/6/17) até o dia 14 de julho, deputados, servidores e cidadãos poderão doar livros, agasalhos, fraldas geriátricas e lixo eletrônico para a campanha do Dia de Cooperar (Dia C). Pela primeira vez, a Praça da Assembleia sediará o evento, que será realizado neste sábado (1º/7), das 9 às 13 horas.

A programação terá música, oficinas, serviços de saúde, atividades de lazer e degustação de produtos de mais de 200 cooperativas. A ação é realizada pelo Sistema Ocemg, formado pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG). O Sicoob Cofal, a Aslemg, a Aplemg, o Sindalemg e diversas cooperativas de Minas Gerais também são parceiros da iniciativa.

“A participação da Assembleia reforça o compromisso da instituição com questões sociais e de sustentabilidade. É um momento em que deputados e servidores têm a oportunidade de se aproximar ainda mais da sociedade e, de forma concreta, levar solidariedade a quem mais precisa”, avalia o presidente da ALMG, Adalclever Lopes (PMDB). A ação integra o projeto Assembleia Solidária, que faz parte do Direcionamento Estratégico.

O Dia C é realizado em Minas desde 2009 e, em nível nacional, desde 2015. Em 2016, o evento beneficiou mais de 366 mil pessoas em Minas Gerais, em 256 municípios, com a participação de 34 mil voluntários.

Doações podem ser entregues na Assembleia ou no Sicoob Cofal

As doações para a campanha do Dia de Cooperar podem ser feitas das 8h30 às 18h30, no Hall Administrativo da Assembleia ou no Sicoob Cofal, no Edifício Tiradentes, até 14 de julho.

Os agasalhos serão destinados à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Praça da Assembleia. Os livros vão para a Biblioteca Caminhos do Saber, da Cooperativa da Cultura; e as fraldas geriátricas, que podem ser de qualquer tamanho, para a Casa do Ancião Chichico Azevedo, do projeto Cidade Ozanam.

O lixo eletrônico, como monitor, impressora, tablet, modem, som automotivo, televisão, carregador de celular e outros, será entregue para a Cooperativa da Cultura.

Projeto - O Assembleia Solidária foi criado em 14 de setembro de 2011. No mesmo ano, o Dia de Cooperar passou a integrá-lo com o objetivo de estimular o engajamento da sociedade civil em torno de causas sociais. A iniciativa é coordenada pela Gerência-Geral de Relações Públicas e Cerimonial (GRPC) e, em outros anos, promoveu arrecadações de dinheiro, agasalhos e brinquedos.

Por meio dele, também já foram realizadas ações para datas comemorativas, como o Dia do Idoso, o Dia das Crianças e o Natal. A última campanha arrecadou brinquedos para comunidades próximas a Mariana (Região Central do Estado) atingidas pela avalanche de lama e pelos rejeitos de minério da barragem da Samarco.