Os presentes serão entregues a crianças das comunidades de Bento, Ponte do Gama, Pedras, Campinas, Paracatu de Cima, Paracatu de Baixo, Bento Rodrigues e Camargo

Meta de brinquedos para crianças de Mariana é superada

Último lote de donativos para amenizar Natal de vítimas de tragédia seguiu para comunidades atingidas.

18/12/2015 - 13:52 - Atualizado em 18/12/2015 - 14:12

Foi superada a meta de arrecadar 290 brinquedos novos para garantir o presente de Natal das crianças que vivem em comunidades atingidas pela avalanche de lama de rejeitos de minério da barragem da mineradora Samarco. Nesta sexta-feira (18/12/15), encerrando a 3ª fase da campanha Assembleia Solidária 2015, entre outros donativos, 301 brinquedos doados seguiram para o Centro de Referência à Criança e ao Adolescente (Cria), da Prefeitura de Mariana (Região Central do Estado). A arrecadação foi proveniente, em sua maioria, de doações feitas pelos próprios servidores da ALMG, segundo informações do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

Os presentes serão entregues a crianças das comunidades de Bento, Ponte do Gama, Pedras, Campinas, Paracatu de Cima, Paracatu de Baixo, Bento Rodrigues e Camargo, todas na região de Mariana. Além dos brinquedos que farão a alegria da meninada, mesmo sem solicitar outros itens, a campanha ainda resultou na coleta de diversos produtos extras, entre os quais 852.281 litros de água mineral, que também serão entregues ao Cria.

Realizada anualmente, sob coordenação da Gerência de Relações Públicas e Cerimonial da ALMG, neste ano a Assembleia Solidária se voltou especialmente para amenizar o drama vivido pelas vítimas da tragédia em Mariana. Já foram feitas duas remessas de donativos: a primeira em 11 de novembro e, a segunda, no dia 24 do mesmo mês. A primeira foi destinada ao município de Barra Longa (Zona da Mata), a 60 km de Mariana, e somou mais de duas toneladas de donativos, entre roupas, calçados e alimentos não perecíveis, e milhares de unidades de produtos de higiene e de limpeza. Na segunda, cuja destinação do lote ficou a critério da Defesa Civil, houve o acréscimo de produtos veterinários e uma quantidade bem superior de água mineral. 

Segundo a coordenadora da campanha e gerente-geral de Relações Públicas e Cerimonial da ALMG, Luísa de Marilac Luna, a decisão de definir o “brinquedo novo” como o item primordial da última fase da campanha decorreu, sobretudo, de uma análise específica dessa perda particular das crianças, ignorada pelos adultos, ainda que inconscientemente. Afinal, segundo ela, as famílias atingidas já têm muitas preocupações e as primeiras providências e doações visam, evidentemente, a sanar questões emergenciais.

Tragédia - Em 5 de novembro, a Barragem de Fundão, situada em uma área explorada pela mineradora Samarco, se rompeu atingindo primeiro o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Uma avalanche de lama, com rejeitos de minério, provocou o que já é considerado por especialistas como o pior desastre ambiental da história do Brasil. No caminho da destruição, que contaminou toda a Bacia do Rio Doce e alcançou o litoral do Espírito Santo, inúmeras espécies animais e vegetais morreram, provocando prejuízos econômicos e socioambientais.

A mineradora Samarco é controlada por uma joint venture de duas gigantes da atividade minerária: a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, maior mineradora do mundo.