Em maio, a comissão da ALMG visitou a Associação Mineira de Reabilitação, em Belo Horizonte

Após reclamações de pais, comissão visita escola em BH

Deputados vão à Escola Estadual Francisco Sales, de educação especial, apurar fim do ensino infantil e transferências.

09/06/2017 - 17:22

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visita, nesta terça-feira (13/6/17), a partir das 9h30, a Escola Estadual Francisco Sales - Instituto de Deficiência da Fala e Visão (Rua dos Guajajaras, 1887, Barro Preto - Belo Horizonte).

A atividade atende a pedido dos pais dos alunos e tem como objetivo conhecer as condições de funcionamento e as intervenções necessárias para que a instituição possa atender plenamente as pessoas com deficiência. O requerimento para a atividade é dos deputados Duarte Bechir (PSD), presidente da comissão; e das deputadas Ione Pinheiro (DEM) e Celise Laviola (PMDB).

No último dia 30 de maio, os pais de alunos participaram da reunião da comissão, quando reclamaram do encerramento de algumas atividades da escola, uma unidade de educação especial exclusiva, que atende a cerca de 180 alunos.

Os pais relataram que a escola não oferece mais o ensino infantil e que alguns dos alunos já foram encaminhados para escolas regulares, sem condições de receber pessoas com deficiência. Outra reclamação é sobre o suposto encerramento de algumas etapas do ensino nas escolas de educação especial.

Outra visita - Na mesma reunião, os deputados aprovaram requerimento para visita à Escola Estadual João Ferreira de Freitas, mais conhecido como NEEC, sigla para Núcleo de Extensão Comunitária, em Ibirité (RMBH), para onde parte das crianças da E.E. Francisco Sales teria sido encaminhada.

Essa visita ainda será agendada pela comissão. Esta unidade não consta da lista de escolas estaduais especiais da Diretoria de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Para acompanhar a visita desta terça-feira (13), foram convidados os diretores das duas escolas envolvidas, além de representantes das duas superintendências regionais de ensino em cuja área elas se situam. Consulte a lista completa de convidados para a visita.