Pais de alunos da Escola Estadual Francisco Sales participaram da reunião e relataram que a escola não oferece mais o ensino infantil

Deputados aprovam pedido de visitas a escolas estaduais

Pais de pessoas com deficiência pedem ajuda para fiscalizar condições de escolas de ensino especial.

30/05/2017 - 18:37 - Atualizado em 02/06/2017 - 11:20

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pretende visitar três escolas, sendo duas de ensino especial, após ouvir depoimentos de pais de alunos de uma dessas instituições.

Nesse sentido, foram aprovados nesta terça-feira (30/5/17) três requerimentos de visitas, sendo dois da deputada Ione Pinheiro (DEM) e um do deputado Duarte Bechir (PSD), presidente da comissão. Foram aprovados também três requerimentos de audiência pública de autoria do deputado.

Na reunião, estavam presentes pais de alunos da Escola Estadual Francisco Sales. Eles relataram que a escola não oferece mais o ensino infantil e que alguns dos alunos já foram encaminhados para escolas regulares, sem condições de receber pessoas com deficiência. Outra reclamação incidiu sobre o encerramento de algumas etapas do ensino nas escolas de educação especial. 

Após ouvir as queixas, a deputada Ione Pinheiro solicitou a visita para conhecer as condições de funcionamento da Escola Francisco Sales e as intervenções necessárias para atender as pessoas com deficiência.

A deputada solicitou ainda que fosse realizada visitá à E.E. João Ferreira de Freitas (NEEC), em Ibirité (Região Metropolitana de Belo Horizonte), para onde elas foram encaminhadas, com o objetivo de conhecer as condições de funcionamento e as intervenções que precisam ser feitas para proporcionar a inclusão.

Outro pedido de visita foi aprovado, esse de autoria de Duarte Bechir, para conhecer as instalações e as condições de funcionamento da E.E. Doutor Amaro Neves Barreto, em Belo Horizonte.

Duarte Bechir solicitou audiência para debater a relevância do atendimento prestado à pessoa com deficiência pela E.E. de Educação Especial Dr. João Moreira Sales e averiguar a necessidade de aprimorar suas ações.

Outra audiência será realizada para debater a possibilidade de ampliação do número de vagas destinados ao ensino fundamental e à educação de Jovens Adultos (EJA), além da possibilidade de implantação do ensino médio nessa escola.

Para tratar das condições de funcionamento e do trabalho filantrópico desenvolvido pela Associação Mineira de reabilitação (AMR) em favor das pessoas com doenças neurológicas e o custeio de suas atividades, o parlamentar propôs outra audiência.

Consulte o resultado da reunião.