A Vargem das Flores é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 10% da Grande BH

Represa Vargem das Flores será tema de audiência

Comissão debaterá impactos e possíveis soluções para ocupações irregulares e ligações clandestinas de esgoto no local.

19/05/2017 - 11:26

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará na próxima quarta-feira (24/5/17) uma audiência pública sobre a situação das nascentes que abastecem a Represa Vargem das Flores e os impactos ambientais das ocupações irregulares.

A reunião atende a requerimento do deputado Geraldo Pimenta (PCdoB) e será às 10h30, no Plenarinho I. De acordo com o parlamentar, na semana passada foi realizada visita técnica à Vargem das Flores, com a presença de membros da Comissão de Meio Ambiente, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e secretarias de Meio Ambiente de Betim e Contagem, além de representantes da sociedade civil.

"Constatamos que realmente existem várias agressões ao meio ambiente na cabeceira e nas nascentes. Os principais problemas constatados são a ocupação irregular de terrenos do parque onde fica a represa, queimadas, desmatamentos, lixo nas lagoas, esgoto a céu aberto e denúncias de não tratamento do esgoto", relatou o deputado.

Geraldo Pimenta afirmou ainda que o objetivo da reunião é discutir soluções para esses problemas. "As entidades envolvidas estarão presentes e poderemos buscar saídas em conjunto" completou.

Represa - A Vargem das Flores, ou Várzea das Flores, como também é conhecida, encontra-se entre os municípios de Contagem e Betim e é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 10% da Grande Belo Horizonte. Junto com as represas de Serra Azul e Rio Manso, a Vargem das Flores compõe o Sistema Paraopeba.

Convidados – Foram cconvidados a diretora-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Inácio Meireles Chenna; o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), João Paulo Mello Rodrigues Sarmento; a promotora de justiça coordenadora das promotorias de justiça da comarca de Betim, Carolina Mendonça de Siqueira; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Betim, Ednard Barbosa de Almeida; o engenheiro da Superintendência Municipal de Habitação de Betim, Antônio Célio Silva; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura Municipal de Contagem, Wagner Donato Rodrigues; o advogado da empresa Territorial Investimentos, Whashigton Luiz Paes Souza; o presidente da Associação dos Protetores, Usuários e Amigos da Represa Várzea das Flores (APUA Várzea das Flores) em Betim, Ronner Gontijo; o administrador Regional do Icaivera em Betim, Hugo Leonardo França Marques; a administradora Regional Vargem das Flores em Contagem, Katia Cilene Pereira Bordoni Diniz; e o presidente da Associação Ambiental Iauaretê, José Marcelo Costa.