Será apresentada na reunião a reedição da Carta Pastoral do Episcopado Mineiro - Arquivo/ALMG

Comissão de Cultura comemora o Dia do Barroco Mineiro

Reunião para lembrar a importância do trabalho de Aleijadinho será nesta sexta-feira (18), às 16 horas, no Salão Nobre.

11/11/2016 - 15:07

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove reunião nesta sexta-feira (18/11/16) para debater o patrimônio cultural vinculado ao Barroco mineiro. O encontro está marcado para as 16 horas, no Salão Nobre, e foi solicitado pelos deputados Bosco (PTdoB) e Cristiano Silveira (PT) e pela deputada Ione Pinheiro (DEM).

Segundo o deputado Bosco, também será apresentada na reunião a reedição da “Carta Pastoral do Episcopado Mineiro”, que completa 90 anos e versa sobre a proteção, preservação e conservação do patrimônio cultural sob a guarda da Igreja Católica.

O Dia do Barroco Mineiro, comemorado em 18 de novembro, foi instituído pela Lei 20.470, de 2012, que determina a realização, anualmente, de atividades culturais com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico relativo à expressão artística e à obra de Antônio Francisco Lisboa. A norma é oriunda do Projeto de Lei 3.396/12, do ex-deputado Dinis Pinheiro (PP).

O deputado Cristiano Silveira destaca a importância do legado de Aleijadinho. “Temos que valorizar o trabalho dele, preservando suas obras e fazendo a divulgação dessa história tão rica”, argumenta.

Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo; o secretário adjunto de Estado de Cultura, João Batista Miguel; e o diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz.