Sancionada lei que cria o Dia do Barroco Mineiro

A lei também declara 2014 como o ano de Comemoração do Bicentenário de Aleijadinho.

27/11/2012 - 10:48

Está instituído o Dia do Barroco Mineiro. É o que prevê a Lei 20.470, sancionada pelo governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, e publicada na edição desta terça-feira (27/11/12), no diário oficial "Minas Gerais". A lei, que se originou do Projeto de Lei 3.396/12, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), também declara 2014 como o ano de Comemoração do Bicentenário de Aleijadinho, um dos maiores representantes do período barroco.

O Dia do Barroco Mineiro será comemorado anualmente no dia 18 de novembro, quando deverão ser realizadas, em Minas Gerais, atividades que valorizem, preservem e divulguem o patrimônio histórico, artístico e cultural associado ao barroco mineiro, à obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e aos demais artistas desse estilo.

Para a celebração do Ano de Comemoração do Bicentenário de Aleijadinho, serão desenvolvidas atividades como painéis e exposições, concursos e premiações, apresentações cênicas, excursões pedagógicas e debates. Será criado um grupo de trabalho para o planejamento da comemoração, formado por pessoas com experiência e conhecimento no campo artístico, cultural e turístico.

Solenidade marca o início das atividades comemorativas do bicentenário

Deputados, prefeitos das cidades com patrimônio barroco e diretores de museus e entidades de preservação do patrimônio histórico participarão de uma solenidade, nesta quarta-feira (28/11/12), às 10 horas, no Salão Nobre da ALMG, para celebrar a importância do barroco.

O evento vai formalizar a parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia para elaboração de um guia que vai sugerir as principais cidades barrocas mineiras, após levantamento da Secretaria de Estado de Turismo, e integrar os programas promovidos oficialmente pelo governo ao turista estrangeiro que visitar o País na Copa de 2014.

O poeta e pesquisador mineiro Affonso Ávila também será homenageado, com sua admissão póstuma na Ordem do Mérito Legislativo. Ávila é considerado um dos mais importantes poetas brasileiros contemporâneos e era um renomado estudioso do estilo barroco.

Na ocasião, estarão à mostra, também, originais de dois livros produzidos no período colonial, tendo como tema festas barrocas: o Triunfo Eucarístico, de 1734, e o Áureo Trono Episcopal, de 1749. Os exemplares são parte do acervo do Instituto Cultural Amilcar Martins e serão trazidos à Assembleia pelo professor Amilcar Vianna Martins Filho, diretor da entidade. As publicações serão exibidas com exemplares da revista Barroco Mineiro.