Na mostra Barreira, há um predomínio do preto e do amarelo na paleta de cores - Arquivo/ALMG
Em Origem, o artista reutiliza correntes de transmissão de bicicletas, empilhadeiras, tratores e motos, entre outros - Arquivo/ALMG

Galeria da Assembleia sedia mostra de artes plásticas

As obras dos artistas Francisco Iglesias e Raylander Mártis podem ser visitadas desta quarta (17) até 2 de setembro.

16/08/2016 - 10:00

A Galeria de Arte do Espaço Político Cultural Gustavo Capanema da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, desta quarta-feira (17/8/16) a 2 de setembro, das 8 às 18 horas, a mostra de artes plásticas dos artistas Francisco Iglesias e Raylander Mártis.

Na exposição Barreira, Raylander utiliza a técnica acrílica sobre tela e revela uma restrita paleta de cores, com o predomínio do preto e do amarelo. O espectador é convidado a pensar elaborações de impossibilidades da vida, tanto no contexto social quanto no político.

O artista estuda Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em seus trabalhos, Raylander confidencia a partir de um “determinado estado de desespero”. As palavras “problema”, “bloqueio”, “impedimento” e “dificuldade” são empregadas nas pinturas, a fim de revelar um espaço temporal de instabilidade.

Já na mostra Origem, Francisco reutiliza correntes de transmissão de bicicletas, empilhadeiras, tratores, motos, entre outros, para convidar o espectador a interagir de forma lúdica e sensorial com suas obras. Os “elos” são transformados em formações geológicas, águas-vivas, lagartos, escorpiões, elefantes e palmeiras.

Mineiro de Belo Horizonte, Francisco estudou em Paris (França) e utiliza materiais descartáveis e resíduos para criar globos terrestres e planetas.

Galeria - A Galeria de Arte da Assembleia fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Mais informações sobre a exposição.