Dia do Maçom será comemorado na ALMG na próxima quinta (18)

Reunião Especial de Plenário, marcada para as 20 horas, também vai homenagear entidades.

12/08/2016 - 10:22

O Dia do Maçom, comemorado anualmente no dia 20 de agosto, será celebrado nesta quinta-feira (20/8/16), às 20 horas, em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na reunião, também serão homenageadas três entidades: Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais; Grande Oriente de Minas Gerais; e Grande Loja Maçônica de Minas Gerais. A cerimônia foi solicitada pelo deputado Fabiano Tolentino (PPS).

Na homenagem à Maçonaria feita em 2015, na ALMG, Fabiano Tolentino destacou a importância da ordem, “que tanto lutou por causas dignas nas batalhas do passado e luta até hoje por dias melhores e grandes conquistas”.

A Maçonaria é uma instituição filosófica e cultural, de caráter beneficente que busca promover o bem-estar da coletividade. Busca ainda o aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, praticando a beneficência, trabalhando pelo bem da Pátria e da humanidade.

A Grande Oriente do Brasil-Minas Gerais (GOB-MG) é uma instituição maçônica federada à Grande Oriente do Brasil e foi fundada em 12 de setembro de 1944. O GOB-MG conta, atualmente, com 340 lojas jurisdicionadas e comemora, neste ano, 72 anos de atividades. Também criada nessa mesma data, a Grande Oriente de Minas Gerais é um desmembramento do GOB.

A Grande Loja Maçônica de Minas Gerais (GLMMG) é uma entidade civil de direito privado e tem 323 Lojas Maçônicas no Estado, com 25 mil maçons, iniciados e associados. Mantém em sua estrutura organizacional a Fraternidade Feminina e abriga também, a Ordem DeMolay, atualmente constituída por mais de 4.500 jovens na faixa etária de 12 a 21 anos.

A Grande Loja acolhe ainda a Ordem Internacional das Filhas de Jó, atualmente constituída por mais de 1.200 adolescentes, e a Ordem da Estrela do Oriente, onde fazem parte homens Maçons e mulheres acima dos 18 anos com parentesco maçônico.