Dia do Maçom é celebrado em Reunião Especial
Data é comemorada anualmente em 20 de agosto. Solenidade ocorreu na noite desta quinta-feira (20).
21/08/2015 - 09:56O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) comemorou, na noite desta quinta-feira (20/8/15), o Dia do Maçom. Na Reunião Especial, foram homenageadas três entidades: Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais; Grande Oriente de Minas Gerais; e Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.
O autor do requerimento para a solenidade, deputado Fabiano Tolentino (PPS), que também presidiu a reunião, destacou o momento de homenagem à Maçonaria, “esta ordem tão importante que tanto lutou por causas dignas nas batalhas do passado e luta até hoje por dias melhores e grandes conquistas”.
O parlamentar lembrou que a maçonaria e política não estão distantes, como alguns pensam, já que muitos movimentos e mudanças ocorreram com essa parceria. Por isso, defendeu o envolvimento maior com a política, colocando “mais pessoas boas dentro da vida pública para nos defender e realmente nos mostrar que os princípios são outros. O momento é de mudança”, defendeu.
Assim como o deputado Fabiano Tolentino, o eminente grão-mestre do Grande Oriente do Brasil - Minas Gerais, Eduardo Teixeira de Rezende, fez críticas ao sistema político atual e a crise do País. Em sua fala, Eduardo Rezende observou: “Na crise que passamos hoje, a única diferença que existe do passado para o presente é que a democracia sempre foi fraudada numa maioria elitizada, numa maioria que detinha um poder econômico, numa maioria que detinha o conhecimento, numa maioria que detinha a capacidade de transformar esta nação”.
“Hoje, dia 20 de agosto, nós comemoramos esta data um pouco entristecidos por saber que por esta crise pela qual estamos passando a maior nação do mundo também passou”, disse Eduardo Rezende ao pontuar sobre o governo norte-americando de Barack Obama que, em sua opinião, “se curvou ao poderio econômico”.
Já o sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas, reafirmou os compromissos em prol desta nação, que, como foi lembrado pelo eminente Grão-Mestre Eduardo, “vive preocupante e perigosa situação de crise política, social, econômica e, sobretudo, de ordem moral. Estaremos sempre atentos e prontos para contribuir com as ações que visem à solução dos problemas que afetam a sociedade e o Brasil, e que não nos omitiremos, sobretudo nesse delicado momento de grandes definições e busca de caminhos mais seguros para o povo brasileiro”, disse.
Em sua fala, o soberano grão-mestre do Grande Oriente de Minas Gerais, Lázaro Emanuel Franco Salles, conclamou seus irmãos a atravessar a cidade pacificamente por um país melhor. “Essa é a maçonaria de Minas Gerais, uma maçonaria forte e, sobretudo, unida e operosa”, disse Lázaro.
Ao final da reunião, o deputado Fabiano Tolentino leu o pronunciamento do presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), que lembrou que “celebrar a maçonaria já faz parte da tradição desta Casa, que reconhece na instituição uma fundamental importância na formação de nosso país e de nossos valores de cidadania”.