O grupo foi formado para acompanhar desdobramentos de propostas feitas em fórum técnico promovido pela ALMG

Comitê questiona respostas do governo sobre Fórum do Ipsemg

Reunião analisou retorno estadual sobre propostas aprovadas em discussão promovida pela ALMG em novembro de 2015.

04/04/2016 - 13:37 - Atualizado em 04/04/2016 - 17:16

As respostas do Governo do Estado com relação às propostas sobre a Previdência, contidas no documento final do Fórum Técnico 103 anos do Ipsemg: reorganização e valorização, foram discutidas na manhã desta segunda-feira (4/4/16), durante a quarta reunião do comitê de representação desta iniciativa. O grupo foi formado para acompanhar os desdobramentos das 25 propostas contidas no documento final do fórum organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em novembro passado. A reunião desta segunda foi conduzida pelo deputado Rogério Correia (PT), autor do requerimento que deu origem a evento.

Os representantes dos sindicatos dos servidores do Ipsemg, da Saúde, da Justiça e da Defensoria Pública apresentaram sua insatisfação com relação à falta de ações concretas do governo estadual sobre as propostas apresentadas. Sobre o tema da Previdência, as discussões foram centradas principalmente na reativação e reestruturação do Fundo de Previdência do Estado de Minas Gerais (Funpemg), que foi extinto em 2013. De acordo com a sugestão aprovada, o Funpemg deve ser reestruturado no prazo máximo de dois anos. Deve ser reconstituído todo o capital original, que, em 2013, era de R$ 3,2 bilhões, com atualização monetária.

No entanto, a resposta do Executivo foi que não existe viabilidade financeira para retomar o Funpemg. A justificativa é de que o déficit da Previdência aumentaria com a saída da contribuição dos servidores que faziam parte do Funpemg.

Para tentar resolver essa questão e outras que não obtiveram resposta satisfatória, na avaliação dos servidores que fazem parte do comitê, o deputado Rogério Correia disse que vai propor a criação de um grupo de trabalho com representantes sindicais e do governo do Estado para que seja feito um estudo detalhado sobre a viabilidade das propostas do tema Previdência.

Também ficou definido que será encaminhado um informativo a todos os participantes do fórum técnico sobre o andamento das discussões. Nova reunião foi marcada para o próximo dia 18, às 9h30, na Gerência-Geral de Projetos Institucionais (GPI) da ALMG, quando devem ser analisadas as respostas do governo com relação aos temas Saúde e Assistência e Gerenciamento Democrático.