O programa de exposições prevê modalidades de artes visuais e artesanato - Arquivo/ALMG

Publicada lista de selecionados para Galeria de Arte em 2016

Edital de ocupação nas modalidades de artes visuais e artesanato já está disponível no Portal da Assembleia de Minas.

18/02/2016 - 16:37

Já está publicada a lista dos candidatos selecionados para ocuparem em 2016 a Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O edital de ocupação de seleção artística foi publicado nesta quinta-feira (18/2/16), no Diário do Legislativo, nas páginas 37 e 38, e também está disponível no Portal.

O programa de exposições da Galeria de Arte prevê modalidades de artes visuais (pintura, desenho, esculturas, gravuras, documentos, fotografias, instalações e congêneres) e artesanato. As exposições, individuais ou coletivas, devem ter caráter cultural, didático ou científico. E deverão ser realizadas entre março e novembro de 2016, sempre com acesso gratuito.

A seleção dos candidatos foi precedida de outras etapas. Primeiramente, foram abertas as inscrições para ocupação, recebidas até 18 de dezembro do ano passado. No edital de abertura, já eram previstas exigências para habilitação do candidato. Entre outros quesitos, o edital exigia, na modalidade artes visuais: a declaração comprobatória da autoria das obras constantes no projeto; o currículo artístico; e cópias de convites, catálogos e textos críticos, comprobatórios do currículo.

Também foram exigidos no edital o projeto expositivo sobre a mostra e um release para a imprensa. O candidato também teve que encaminhar texto informativo e fotos coloridas sobre o artesanato ou arte visual em que é especializado. Além disso, o edital de ocupação vedou a participação de artistas ou associações contemplados em 2015.

O resultado com os nomes dos habilitados foi publicado no Portal da ALMG no dia 5 de fevereiro e, a partir daí, houve uma seleção artística para escolha dos expositores de 2016.