Os encontros regionais serão realizados em 15 cidades do interior de Minas

Quinze cidades receberão Fórum do Plano Estadual de Educação

Etapa regional começará dia 26 de fevereiro. Primeiro município será Coronel Fabriciano, no Vale do Rio Doce.

15/12/2015 - 17:06

Quinze cidades mineiras receberão os encontros regionais do Fórum Técnico do Plano Estadual de Educação, que começarão a ser realizados em fevereiro de 2016. O anúncio foi feito pelo deputado Paulo Lamac (PT), nesta terça-feira (15/12/15), durante a 12ª reunião preparatória do evento, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O primeiro encontro regional será dia 26 de fevereiro, em Coronel Fabriciano (Vale do Rio Doce).

Também receberão encontros regionais as cidades de Sete Lagoas (Central), Montes Claros (Norte), Varginha (Sul), Araxá (Alto Paranaíba), Paracatu (Noroeste), Araçuaí (Jequitinhonha), Divinópolis (Centro-Oeste), Uberlândia (Triângulo), Ubá (Zona da Mata), Uberaba (Triângulo), Teófilo Otoni (Mucuri), Ponte Nova (Caparaó), Mariana (Central) e uma cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte ainda não definida.

Após as etapas regionais, será realizada, no Plenário, a etapa final do fórum, que produzirá um documento com as principais propostas de todo Estado para ser entregue ao presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB). Essa fase contará com três dias de evento. No primeiro, serão duas mesas de discussão "Aspectos estruturantes para educação de qualidade em Minas" e "Desenvolvimento da educação básica e do ensino superior: metas e estratégias para a educação de Minas". No segundo dia, serão realizados os grupos de trabalho e, no terceiro, a plenária final, com a votação das propostas priorizadas durante os encontros regionais.

Debate Público – No dia 19 de fevereiro, a Assembleia realiza o Debate Público Planejando a Educação em Minas Gerais – Metas para Financiamento e Redução das Desigualdades Educacionais para marcar a abertura do Fórum Técnico do Plano Estadual de Educação.

Durante a manhã, será realizada uma apresentação do Projeto de Lei (PL) 2.882/15, que contém o Plano Estadual de Educação, seguido do Painel I: Financiamento da Educação e Custo Aluno Qualidade. No período da tarde, serão dois painéis: o primeiro vai abordar os problemas enfrentados no Ensino Médio da Rede Estadual e o segundo vai tratar da superação das desigualdades educacionais.