ALMG debate Plano Estadual da Educação a partir de fevereiro
Abertura oficial será dia 18 de fevereiro, com palestra sobre o Custo Aluno Qualidade.
01/12/2015 - 19:13 - Atualizado em 02/12/2015 - 11:34A programação oficial do Fórum Técnico sobre o Plano Estadual da Educação foi definida nesta terça-feira (1º/12/15), durante reunião preparatória realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento, organizado pela ALMG em parceria com entidades e órgãos públicos, começa no dia 18 de fevereiro de 2016 com palestra do coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, sobre o Custo Aluno Qualidade (CAQ) - que tem como objetivo mensurar o financiamento necessário (calculado por estudante) para a melhoria da qualidade da educação no Brasil.
No dia seguinte, dia 19 de fevereiro, será realizado o Debate Público Planejando a Educação em Minas Gerais – Metas para Financiamento e Redução das Desigualdades Educacionais. Durante a manhã, haverá uma apresentação do Projeto de Lei 2.882/15, que contém o Plano Estadual da Educação, seguido pelo Painel I: Financiamento da Educação e Custo Aluno Qualidade. No período da tarde, serão dois painéis: o primeiro abordará os problemas enfrentados no Ensino Médio da Rede Estadual e o segundo tratará da superação das desigualdades educacionais.
Após o ciclo de debates, as discussões serão regionalizadas em pelo menos 11 cidades do Estado, a partir de 26 de fevereiro. Depois, será realizada a etapa final do fórum, prevista para junho do ano que vem, no Plenário.
Na reunião desta terça (1°/12), coordenada pelo deputado Paulo Lamac (PT), presidente da Comissão de Educação, também ficou definido que serão três dias de debates. O primeiro terá duas mesas: "Aspectos estruturantes para educação de qualidade em Minas" e "Desenvolvimento da educação básica e do ensino superior: metas e estratégias para a educação de Minas". No segundo dia, serão realizados os grupos de trabalho e, no terceiro, a plenária final, com a votação das propostas priorizadas durante os encontros regionais.