Suspensos editais para ocupação do Teatro e Galeria de Arte
Medida tem o objetivo de aprimorar critérios de seleção artística e garantir maior publicidade.
21/10/2015 - 17:35A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) suspendeu os editais de seleção artística para a ocupação da Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema no ano de 2016 e para a ocupação do Teatro no primeiro semestre de 2016. A medida tem por objetivo promover o aprimoramento dos critérios de seleção e assegurar sua ampla publicidade.
A decisão foi publicada nas páginas 48 e 49 do Diário do Legislativo desta quarta-feira (21/10/15). O ato de revogação foi assinado pelo diretor de Comunicação Institucional da ALMG, Rodrigo Barreto de Lucena, com a aprovação do diretor-geral da Casa, Cristiano Félix dos Santos Silva.
Os editais em questão têm o propósito de selecionar trabalhos artísticos, nas modalidades de pintura, desenho, objetos, esculturas, artesanato, documentos, fotografias e instalações, para exposição na Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema para o próximo ano, e espetáculos para apresentação no Teatro da Assembleia no primeiro semestre de 2016.
A veiculação dos editais no Diário do Legislativo ocorreu nos dias 30 de setembro último, para seleção artística da Galeria de Arte, e 3 de outubro, para seleção artística do Teatro.
O ato de revogação explica, contudo, que, no decorrer do processo de seleção, constatou-se a necessidade de revisão dos critérios de escolha dos interessados, o que resultaria na reformulação das regras dos editais que regulam os processos de seleção.
Outra questão que se revelou de igual importância, após a análise da Gerência-Geral de Relações Públicas e Cerimonial (GRPC), refere-se ao prazo estabelecido para a divulgação das propostas, considerado insuficiente para a divulgação dos editais e para garantir a mais ampla e eficiente comunicação junto aos públicos a que os certames se destinam.