Reforma da Praça da Assembleia levou em conta demandas dos moradores do entorno, que enviaram sugestões durante pesquisa feita em 2011
Reforma do coreto manteve características originais devido ao tombamento do local

Praça da Assembleia será reinaugurada na terça-feira (6/10)

Reabertura da Praça Carlos Chagas para o público terá uma série de atividades culturais e recreativas.

30/09/2015 - 15:23 - Atualizado em 06/10/2015 - 10:41

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte inauguram oficialmente a nova Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia, na próxima terça-feira (6/10/15), às 18h30. A solenidade de reabertura terá as presenças do presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes (PMDB), do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, entre outras autoridades. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, fará uma bênção simbólica da praça. O evento terá, ainda, apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, às 19 horas.

"A praça ficou ainda mais convidativa para a convivência das famílias e a prática de atividades ao ar livre. Além disso, a integração com o Hall das Bandeiras é um convite às pessoas que frequentam o espaço para que conheçam melhor a sede e o trabalho do Legislativo", destaca o presidente Adalclever Lopes.

As festividades de reabertura vão ocorrer, também, nos dias 14 e 25 de outubro. No dia 14, às 18h30, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se apresenta na praça. No dia 25, das 9 às 12 horas, diversas atividades recreativas serão realizadas no novo espaço. Na programação do Domingo na Praça, estão meditação, cantigas de roda e contação de história teatralizada, além de pipoca e algodão doce. Nesse dia, food trucks se reúnem nas imediações da Praça da Assembleia com diversas opções de comidas e bebidas.

Eventos – Na terça-feira (6), a Assembleia terá, ainda, outros dois eventos. Às 16 horas, ocorrerá a inauguração do retrato do ex-presidente da ALMG Dinis Pinheiro, período 2011-2015, no Salão Nobre. E, às 17 horas, haverá o descerramento de novas placas do monumento em homenagem aos doadores de órgãos e tecidos de Minas Gerais, instalado nos jardins do Hall das Bandeiras. Inaugurado em 2014, o monumento foi desenvolvido pelo artista plástico Leo Santana e reúne duas estátuas de bronze e um piso de placas de aço, nas quais estão inscritos nomes de doadores. A partir da autorização dos familiares, serão instaladas placas com 307 novos nomes.

Nova Praça da Assembleia tem várias novidades

A requalificação da praça integra as ações do projeto Assembleia de Todos, que compôs a carteira de 2011/2012 do Direcionamento Estratégico da Casa. A reforma levou em conta demandas dos moradores do entorno, que enviaram sugestões durante pesquisa realizada em 2011. Alguns dos ganhos que a obra trouxe são iluminação de LED (mais eficiente e econômica), com 198 postes (84 a mais que antes da reforma); três bebedouros; mais aparelhos para ginástica; e um circuito de caminhada com 700 metros.

Na nova praça, o coreto foi totalmente reformado, mantendo-se as características originais em função do tombamento do local. O piso também foi reformado e ganhou reforço em lugares por onde podem transitar veículos, como na antiga via de acesso. Dois playgrounds com piso emborrachado e brinquedos de madeira também são novidades.

O local ganhou, ainda, bicicletário e novas mesas de xadrez. Além disso, conta com novo paisagismo com fontes luminosas, 102 novas árvores, 56 na praça e 46 no entorno, irrigação automatizada com mais aspersores. No entorno da praça, foram construídas, ainda, rampas e elevações para travessia de pedestres e de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Confira a programação geral da reinauguração da Praça da Assembleia:

 

Atividade

Local

Horário / Mais informações

Terça-feira (6)

Entrega das obras de requalificação da Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia)

Hall das Bandeiras da ALMG / Praça da Assembleia

18h30: Solenidade de entrega das obras, com presença do presidente da ALMG, do prefeito de Belo Horizonte, entre outras autoridades

18h45: Rito de benção, presidido pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo

19 horas: Apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar

Quarta-feira (14)

Concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Hall das Bandeiras / Praça da Assembleia

18h30: Entre as peças executadas, estarão “Carmen”, de Bizet, e “O Guarani”, de Carlos Gomes

Domingo (25)

Domingo na Praça

  • Meditação em grupo para a paz, com recital de hang (instrumento de percussão). Músico: Gustavo Mokusen. Condução da meditação: Claudia Bento
  • Cravo e Cantigas: Recital de Cravo e Cantigas de Roda, com o cravista Antônio Carlos de Magalhães e o Coral da Assembleia
  • Contação de História Teatralizada “Bonequinha Preta”, com o grupo Casa de Lua

Hall das Bandeiras / Praça da Assembleia

9 às 12 horas